A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vidal de Negreiros, em Cerro Alegre, interior de Santa Cruz do Sul, conta com mais uma novidade. Trata-se da Cooperativa Sementes da Vida, criada com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEE) e do Sicredi Vale do Rio Pardo. A nova entidade é constituída por 20 sócios-fundadores, alunos das turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
A assembleia geral de fundação ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 13, e reuniu direção, funcionários, pais, familiares, representantes dos parceiros, autoridades e convidados. Foram eleitos de forma unânime e tomaram posse os membros do Conselho Administrativo e do Conselho Fiscal, que estarão sob liderança da presidente Ana Clara Carpes da Silva, de 12 anos, e da vice-presidente Anna Julia Fischer Ernst, de 13 anos.
LEIA TAMBÉM: Enem 2024: gabaritos oficiais são divulgados; confira
Publicidade
Elas apresentaram o plano de gestão para 2024-2025. o documento aborda algumas propostas como reativação da horta escolar, ações de meio ambiente, apoio em festas escolares, auxílio na manutenção da estufa e participação em eventos científicos.
O professor orientador Gustavo Henrique Guimarães afirmou que, a partir de agora, está firmado um compromisso social. “Temos que ter como foco melhorar a vida das pessoas. Vocês são os primeiros de muitos que virão e cooperar é estar de mãos dadas, se unir por um bem maior.” Acrescentou que o propósito da cooperativa é visualizar problemas comuns à população e buscar soluções.
LEIA TAMBÉM: Dupla da Escola Normelio Egidio Boettcher é a vencedora do 10º Palco do Saber
Publicidade
O secretário municipal de Educação, Mário Colombo, parabenizou a direção do educandário e o Sicredi pela parceria e destacou a importância da iniciativa na formação dos jovens. “Viver em sociedade é cooperar e quanto mais cooperarmos, mais as diferenças socioeconômicas irão aos poucos se extinguir.”
Já o presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, agradeceu à SEE e fez a entrega da placa de fundação para a nova cooperativa. “Apoiar a educação é um dos princípios do cooperativismo. Não é trazer a marca do Sicredi, mas ajudar a comunidade, este é nosso objetivo”, salientou.
LEIA TAMBÉM: Escolas de Santa Cruz buscam alunos não vacinados contra o HPV
Publicidade
Segundo Petry, das 300 cooperativas escolares brasileiras, 28 encontram-se no Vale do Rio Pardo. “Estamos aqui para cumprir uma missão. Hoje olhando para esses jovens não sabemos o que serão no futuro, mas se cuidarmos bem deles, teremos a chance de vê-los amanhã em um mundo melhor.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.