Uma nova gestão tomará posse em Vera Cruz no fim de setembro. Mas, diferente do que aconteceu no começo do ano, desta vez os eleitos serão pessoas sem experiência política. Lançado na manhã desta segunda-feira, na Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Por dentro da Prefa vai eleger um prefeito, um vice e sete secretários para o município – no entanto, os candidatos serão estudantes de escolas locais.
Segundo o secretário de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Lucas Dalfrancis, a iniciativa busca integrar as instituições municipais, estaduais e privadas, e promover a educação política entre os alunos.
Dez educandários participam da ação, mobilizando cerca de 1,9 mil estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Os interessados terão que formar chapas e realizar uma campanha eleitoral. Porém, um mesmo grupo de disputa deverá ser formado por adolescentes de diferentes instituições, como forma de integração.
Publicidade
Os eleitores serão os alunos devidamente matriculados na rede de ensino, nos anos que participam da eleição. Para evitar que as escolas maiores sejam beneficiadas com o número de votantes, será utilizada uma pontuação específica por estabelecimento.
As eleições estão marcadas para 22 de setembro. No dia 27, serão realizadas a diplomação e posse. Conforme Dalfrancis, a proposta é que, por três dias, os ganhadores participem em tempo integral do trabalho no Executivo, cada um em sua respectiva função, acompanhando o verdadeiro gestor da área.
No lançamento desta segunda-feira, participaram diretores de escolas e líderes de turmas, os quais ainda puderam se envolver em uma atividade de integração. O desafio foi apresentar uma música de forma criativa – houve declamação, coreografias, instrumentos e até coral. As inscrições das chapas podem ser feitas até as 17 horas do próximo dia 24, na Secretaria de Cultura.
Publicidade
This website uses cookies.