Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Educação

Alunos e Estado vão tentar acordo na Justiça para encerrar a greve

Alunos de escolas estaduais ocupadas se reúnem hoje à tarde com o governo para discutir um possível acordo. A mediação foi proposta ontem, a partir de uma ação encaminhada no Tribunal de Justiça (TJ) pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (Uges), União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa) e de alguns alunos de Porto Alegre e de Caxias do Sul para impedir uma possível reintegração de posse.

O encontro será realizado no Centro de Soluções de Conflitos e Cidadania do Foro Central de Porto Alegre, em uma ação pré-processual, presidida pela juíza Geneci Ribeiro de Campos. A iniciativa dos estudantes se deu após o governo estadual cogitar a reintegração de posse das escolas ocupadas em 48 horas, caso os alunos desprezem as propostas do secretário estadual, Luís Antônio Alcoba de Freitas. Para a diretora de Comunicação da Ubes, Fabiola Loguercio, o documento “não apresenta soluções concretas”.

De acordo com Fabiola, os estudantes devem apresentar as suas reivindicações durante a sessão de mediação. “Nós também queremos diálogo, mas com propostas sérias e viáveis. Para começar, queremos a retirada da PL 44 e mais verbas para a merenda e para infraestrutura das escolas.” O PL 44, de autoria do Poder Executivo, autoriza que entidades sem fins lucrativos participem da gestão das escolas.

Publicidade

A integrante da Ubes ainda acusa o Estado de fazer uma “repressão mascarada”. Fabiola diz que as coordenadorias regionais de educação (CRE) estariam fazendo pressão sobre os diretores para desocuparem as escolas.

LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL
DESTA QUARTA-FEIRA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.