Alunos dos projetos Reativar e Maturidade Esportiva terão videoaulas

A Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase) de Santa Cruz do Sul vai proporcionar aos alunos dos projetos Reativar e Maturidade Esportiva, cujas atividades estão suspensas desde o início da pandemia, uma alternativa segura para o retorno à prática de atividades físicas regulares no ambiente domiciliar. Trata-se do projeto Cuidando da Saúde em Casa, que inicia na próxima semana, e que prevê também apoio socioemocional, através de orientações sobre cuidados com a saúde mental no atual contexto de confinamento e isolamento social.

O projeto, que será desenvolvido no período de junho a dezembro, consiste na disponibilização de videoaulas, produzidas por estagiários e profissionais de educação física do Departamento de Esporte da Sehase. As aulas serão enviadas para os alunos por meio da rede social WhatsApp e também serão divulgadas nas mídias sociais da Prefeitura, podendo beneficiar um público ainda maior que os participantes do Reativar e do Maturidade Esportiva.

LEIA MAIS: Grupo Maturidade Ativa do Sesc doa polvos de crochê para projeto do HSC

Publicidade

Também serão realizadas videochamadas semanais, através do aplicativo gratuito Google Meet, com duração de 50 a 60 minutos. Inicialmente serão formados seis grupos de participantes, entre os alunos dos projetos. Durante as chamadas serão apresentadas técnicas de manejo e controle da ansiedade e gerenciamento de estresse, como respiração diafragmática, exercícios de mindfulness e relaxamento muscular progressivo.

De acordo com o psicólogo da Sehase, Flávio Ramon, que coordena o Cuidando da Saúde em Casa, juntamente com a educadora física Cândida Severo, antes da pandemia os projetos Maturidade Esportiva e Reativar reuniam cerca de 550 alunos para atividades físicas presenciais. Ele ressalta que a mudança nos padrões de comportamento e as restrições de convívio social têm causado grande impacto na saúde física e mental. “Tudo isso tem gerado sentimentos de angústia e maiores níveis de ansiedade, estresse e sintomas depressivos. É nesse contexto que o projeto Cuidando da Saúde em Casa chega como uma alternativa de acolhimento e auxílio aos integrantes do Reativar e do Maturidade Esportiva”.

LEIA TAMBÉM: Dia da Maturidade Ativa na Oktoberfest Digital anima o fim de semana

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.