Uma equipe de robótica do contraturno do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Santa Cruz do Sul participou do torneio de robótica First Lego League Challenge (FLL) e garantiu o terceiro lugar. Promovido pelo Sesi-RS, o evento ocorreu durante a Mostra Sesi Com@Ciência, em Canoas. Com a conquista, eles garantiram vaga na fase nacional, que ocorre de 28 de fevereiro a 2 de março de 2024, em Brasília.
Para participar do torneio, a equipe Aventura Lego criou um projeto de inovação por meio do questionamento: como engajar pessoas a fazerem o hobby da equipe utilizando a arte e tecnologia?. Eles também construíram e programaram um robô com peças de Lego para cumprir diferentes missões. Integram o grupo Aventura Lego os alunos Alice Scheiber, de 10 anos, Laura Molz, 10, Ana Clara Ristow, Augusto Molz e Camila Karnopp, com 12 anos.
LEIA MAIS: Mostra Sesi Com@Ciência ocorreu em novembro
Publicidade
Para responder à temática proposta pelo torneio, os participantes realizaram pesquisas e concluíram que ir às praças de Santa Cruz era o hobby da equipe. A partir de estudos e uma visita à Secretaria Municipal de Cultura, observaram que alguns dos monumentos nesses locais não possuem placas com informações, pois elas foram furtadas. Isso é um obstáculo para que moradores e visitantes possam conhecer a história das esculturas.
A partir dessa realidade, o grupo idealizou a criação do Artecode – um QR Code interativo. O projeto busca anexar placas com QR Codes nos monumentos para que as pessoas acessem informações sobre as obras. Além de contar a história em texto e áudio, a ferramenta conta com uma versão em libras para deficientes auditivos e também jogos, pensados para tornar a experiência mais divertida.
LEIA MAIS: Estudantes desenvolvem projeto para “dar vida” a monumentos da cidade
Publicidade
A primeira escultura contemplada foi o Homem de Ferro, localizado na Praça Siegfried Heuser. Nas próximas semanas, o Monumento do Centenário, da Praça da Bandeira, e o Monumento do Imigrante vão receber placas com a ferramenta. A atividade está sendo feita em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Em divulgação do projeto, os alunos criaram a #Aventuranapraça, em que os visitantes podem tirar fotografias nos locais e publicar anexando a hashtag. Para saber mais, acesse o Instagram @aventura.lego.
Uma das técnicas da equipe de robótica, Sabrina da Rosa, explica que para chegar à fase nacional o grupo foi avaliado nas categorias de Desafio do Robô, Design do Robô, Projeto de Inovação e Core Values (valores de trabalho em equipe). Além disso, eles desenvolveram ações sociais, uma delas para Alceo Luiz de Costa, criador do Homem de Ferro. “Ele tem um lar temporário de animais e os alunos arrecadaram ração para ajudar”, lembra.
LEIA TAMBÉM: Alunos da Emef Menino Deus fazem mesas de robótica para escolas municipais
Publicidade
Outra ação social foi o repasse de alimentos arrecadados para a Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan) de Santa Cruz. Em pesquisas de campo, os integrantes visitaram a Pinacoteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e a Casa das Artes Regina Simonis e conversaram com artistas de rua e músicos. O trabalho também teve orientação da técnica Fernanda Melz. No entanto, todo o projeto foi desenvolvido pelos alunos.
Conforme o secretário de Cultura, Marcelo Corá, a iniciativa casou com o desejo da secretaria de jogar luz sobre os monumentos, para que contem as suas histórias. “As pessoas passam pelas praças e não sabem sobre os seus significados, inclusive porque algumas tiveram suas placas de bronze furtadas.” Para o secretário, o trabalho dos alunos, que teve auxílio das professoras, é fantástico.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.