Categories: Centro-SerraRegional

Alunos do Projeto Arte e Cidadania contam seus maiores sonhos

Ser criança, etapa da vida em que muitos desejam alcançar a idade adulta, por outro lado, deseja-se muito quando adulto voltar a essa fase infantil. Crianças são seres borbulhantes, que procuram por meio de suas criativas brincadeiras enxergar um mundo totalmente diferente do real, onde tudo se torna um conto, uma aventura ou até mesmo uma viagem a outro planeta. Uma pessoa adulta tem muito a aprender com uma criança. A determinação e a capacidade de conseguir visualizar um ambiente em que tudo se torna possível, na maioria das vezes, esse gatilho se faz necessário para uma pessoa adulta conseguir enxergar o sucesso de um projeto.

São sonhos e fantasias que levam os pequenos a buscar por seus mais profundos objetivos para o futuro. Segundo a presidente do Projeto Arte e Cidadania de Sobradinho, Cátia Dalmolin, “os sonhos dão a motivação para seguir em frente, de encarar os desafios da vida, de não desistir diante das dificuldades e dos inúmeros nãos que a vida nos dá”. Dentre os tantos objetivos de várias crianças do Projeto Arte e Cidadania, algumas contaram seus maiores sonhos à reportagem do Jornal Gazeta da Serra.

LEIA TAMBÉM: Crianças homenageiam Santa Cruz com poesias

Publicidade

A aluna Amanda Vitória Müller, 7 anos, moradora do Bairro Rio Branco, que começou a frequentar o projeto após o retorno das atividades presenciais neste ano, tem o sonho de se tornar artista e veterinária. “Quero ser artista para desenhar personagens, pessoas, fazer algo parecido com um desenho animado ou algo assim”. Ela ainda destaca sua paixão pelos animais e também sua vontade de se tornar veterinária. “Quero ser veterinária para conseguir ajudar os animais que precisam de auxílio e aos que se encontram presos ou trancados”, salienta a aluna, que além de participar do projeto, gosta de usar seu tempo livre para desenhar e assistir animes. “Gosto de ver imagens de animes no celular para me inspirar a desenhar”, conclui a pequena Amanda, que atualmente participa das oficinas de Artes, Teatro e Patinação.

Bernardo Moraes, 10 anos, morador do Centro de Sobradinho, conta sobre seu sonho de se tornar um jogador de futebol profissional, especificamente um ponta-esquerda. “Eu quero ser um jogador profissional na ponta-esquerda, pois é melhor para driblar e fazer um gol com curva”. Ele destaca ainda sua pretensão de chegar a um grande clube da Europa. “Quero chegar em um time grande, como PSG ou algo assim”, fala o aluno, que diz gostar também de passar seu tempo livre desenhando, olhando animes e treinando futebol. Bernardo participa do projeto desde 2019 e atualmente frequenta as oficinas de Artes e Futebol.

Stéfani Stürmer, 11 anos, moradora do Bairro Baixada, conta que seu maior sonho é se tornar atriz e modelo. “Eu já desfilei em várias ocasiões, como em Porto Alegre, Capão da Canoa, Canoas, entre outros. Então eu já ganhei alguns prêmios e por isso eu gosto disso”. Ela conta também que recebe muito apoio, tanto de familiares quanto de amigos. Stéfany ainda destaca o que gosta de fazer em seu tempo livre. “Gosto de jogar Free Fire e estudar, além de cuidar da minha irmã mais nova”, ressalta a aluna que participa da iniciativa desde 2019 e frequenta atualmente as oficinas de Vôlei e Artes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: exposição sobre educação e desenvolvimento marca reabertura do Museu do Mauá

De acordo com Davi Puntel Hackbarth, 12 anos, morador de Linha Central, seu maior sonho é ajudar as pessoas, retribuindo assim a ajuda que recebeu quando estava em uma situação de saúde complicada no hospital. “Eu quero ser como um médico para ajudar a manter a saúde das pessoas ou talvez um professor para dar mais apoio, tanto nos sentimentos quanto na moral de alguém”. Davi também ressalta que em seu tempo livre gosta de desenhar e olhar animes, que segundo ele, “assistir anime me traz muita inspiração e força de vontade, além de ter mensagens muito boas”, destaca o aluno que participa do projeto desde 2019 e atualmente frequenta a oficina de Artes.

Júlia Cembrani, 13 anos, moradora do Bairro Copetti, conta sobre seu sonho de se tornar fotógrafa e jornalista. “Quero ser fotógrafa porque eu sempre amei fotografar todas as coisas que eu acho bonitas. E jornalista porque sempre gostei de entrevistar as pessoas”. Ela ainda destaca que já participou de alguns projetos da escola referentes a esta profissão. “Eu já fui até para Porto Alegre fazer uma entrevista sobre os projetos sociais da escola”, ressalta ela que gosta de passar seu tempo livre praticando esportes. “Eu também gosto de desenhar e fico entrevistando minha mãe para treinar um pouco”, finaliza a aluna que participa do projeto desde 2019 e hoje participa das oficinas de Vôlei e Artes.

Estes foram apenas alguns dos muitos sonhos de tantas crianças que frequentam o projeto e, realizar estes sonhos, também é uma das metas dos professores e tutores, de acordo com a presidente Cátia. “Sonhar alto é uma parte importante daquilo que nos torna humanos e nos faz crescer, então o que a gente tem para falar para as crianças é saberem do valor que elas têm e que reconheçam o que conseguem conquistar todos os dias. Tentamos sonhar estes sonhos juntamente com as crianças do Projeto e com todas as outras também.”

Publicidade

Foto: Victor Paranhos

LEIA TAMBÉM: Projeto Repensar: alunos conhecem dados da região com o Guia Socioeconômico

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.