Educação

Alunos do Mauá irão lançar dois livros poéticos na próxima semana

O Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, vai realizar o lançamento de dois livros elaborados por alunos na próxima semana. O projeto é realizado há mais de 15 anos e conta com produções escritas e artísticas dos estudantes das turmas do 5º ano. Assim como em 2022, as turmas do 7º ano também farão o lançamento de seu livro, que foi atrasado devido à pandemia.

A obra dos quintos anos será apresentada na segunda-feira, 27, e a dos sétimos na quarta-feira, 29, nos dois dias a partir das 19h30, no Teatro do Mauá. A publicação dos quintos anos, denominada Dicionário poético ilustrado, foi produzida através de uma escolha de palavras entre os alunos.

LEIA TAMBÉM: Mauá apresenta projeto do novo prédio e lança campanha de doações; saiba como participar

Publicidade

A partir de muitas opções, cada um escolheu dois verbetes, que foram descritos conforme suas percepções, junto de uma ilustração. Coordenado pelas professoras Agda Baracy Netto, Andressa Wunderlich Espasandin, Daiane Lopes, Fabiana Inês Beber e Janete Lemes Bohnen, o livro, com 184 páginas, reserva uma para cada estudante, com textos e desenhos inéditos, criados nas aulas de Língua Portuguesa e Artes. 

As coordenadoras: Daiane, Agda, Janete, Fabiana, Sheila, Andressa e Tatiane

De acordo com Agda Netto, professora de Língua Portuguesa do 5º ano, o processo de escolha dos verbetes foi individual para cada turma. “As palavras foram bem diversificadas, mas se tem uma coisa que é a cara do projeto, é que o livro tem que ser do jeito deles”, afirma.

O maior desafio para os alunos, segundo Agda, foi sair uma linguagem coloquial para um vocabulário mais poético. “Foi uma brincadeira de palavras bem bacana, mas o mais importante é que eles aprovassem os textos.” 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá fecha o ano com chave de ouro na ginástica rítmica

Ao mesmo tempo em que a linguagem poética foi trabalhada nas criações textuais, os conteúdos gramaticais também precisaram ser citados pelos alunos, relembra Fabiana Beber, professora de Língua Portuguesa do 5º ano. “Brincamos com as duas questões e ficou um trabalho divertido e interessante.” Segundo ela, os alunos serão os primeiros a ter contato com a obra. “É muito bonito o momento em que eles pegam os livros e procuram por suas páginas”, comenta a docente. 

Um dos autores do Dicionário poético ilustrado, João Victor dos Santos, de 11 anos, destaca que foi muito especial participar de seu primeiro livro. “As palavras que eu escolhi foram verão e futuro, e a parte que eu mais gostei foi do desenho”, conta.

Publicidade

Isabella Ferreira, 11 anos, também aponta que a ilustração foi sua parte favorita da obra. Ela desenhou sua melhor amiga e sua família através das palavras liderança e amizade. “Foi a parte mais divertida de fazer. É bom ter liberdade e poder desenhar algo da minha cabeça”, citou a participante.

Reflexão sobre si mesmo

Na quarta-feira, as turmas do 7º ano farão o lançamento de seu livro By myself: reflexos e reflexões. Cada aluno escreveu um texto poético em verso ou prosa, fazendo reflexões pessoais. A obra conta com fotos tiradas pelos próprios alunos de si mesmos, em uma superfície espelhada. Conforme Tatiane Ribeiro, professora de Língua Portuguesa do 7º ano, a criação do texto teve como objetivo um mergulho dentro de si. “Eles estão em uma fase da vida em que estão se redescobrindo, procurando seu eu na adolescência”, explica. O livro também teve a coordenação da professora Sheila Bischoff Rocha.

LEIA TAMBÉM: Atleta do Colégio Mauá conquista maior pontuação da Copa de Ginástica de Trampolim

Publicidade

A partir daí, os estudantes começaram a dinâmica com os espelhos. Segundo Tatiane, as produções, tanto dos olhares poéticos como físicos, ficaram fantásticas. “É interessante porque eles foram amadurecendo o seu eu durante o processo.” A aluna Monique Bischoff, de 13 anos, diz que aprovou a experiência, principalmente por gostar de escrever poemas. “Eu me sinto bem escrevendo sobre mim, então foi prazeroso”, afirma. 

Monique: ansiosa pelo lançamento

Ela acredita que o dia do lançamento será um sucesso. “Nós sempre víamos os livros dos outros anos, e eu sempre quis fazer um. Agora vamos ter o nosso”, expressou com felicidade a aluna. As duas obras receberam o International Standard Book Number (ISNB), traduzido para o português como Padrão Internacional de Numeração de Livro, e foram subsidiadas pela parceria entre escola, pais e patrocinadores. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.