Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INOVAÇÃO

Alunos do IFSul criam equipamentos voltados a cadeiras de rodas

Alunos do quarto e último semestre do curso Técnico em Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) apresentaram nesta semana os Projetos Integradores. Foi a oportunidade de demonstrar aos docentes e à comunidade os conhecimentos adquiridos ao longo dos dois anos de formação, com criações voltadas à promoção do bem social e/ou ambiental. Neste semestre, os estudantes foram divididos em quatro grupos para o desenvolvimento de uma scooter ou sistemas de propulsão voltados a cadeiras de rodas.

De acordo com o professor Imar Júnior, um dos docentes responsáveis pelas aulas teóricas e práticas, um dos grupos desenvolveu uma scooter impulsionada por motor a gasolina, proveniente de uma máquina de cortar grama. Os demais direcionaram os esforços para a inovação, praticidade e custo mais acessível de projetos já disponíveis no mercado. O IFSul teve o apoio de diversas empresas e também do Rotary Clube Chimarrão para investir na motorização de uma das criações, enquanto as demais utilizaram materiais já existentes no campus.

LEIA TAMBÉM: Governo federal amplia em 20% o orçamento do IFSul

Publicidade

Os equipamentos foram apresentados à banca avaliadora na noite dessa quarta-feira, 14. Estiveram presentes também empresários, representantes da Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Itunisc), familiares e comunidade. “Foram momentos de grande emoção e apreensão, pois o trabalho desenvolvido nos últimos meses foi posto à prova não somente para os professores, mas também muitos convidados externos ao nosso ambiente de ensino”, afirma Imar.

Segundo ele, foi uma grande satisfação para todos poder contemplar os resultados obtidos pelos estudantes. “Uma das cadeiras foi repassada ao Rotary para posterior doação, enquanto outra ficará na instituição e servirá como recurso para auxiliar visitantes e/ou alunos que necessitem de suporte para o deslocamento”, acrescenta.

LEIA TAMBÉM: Projeto para inclusão de pessoas com deficiência através do esporte será lançado neste sábado

Publicidade

O docente salienta que os estudantes, no momento da formatura, normalmente já estão empregados na área metalmecânica. “A formação técnica lhes possibilita almejar promoção dentro da empresa em que atuam ou buscar novas oportunidades que os valorizem mais”, ressalta Imar Júnior.

O IFSul de Venâncio Aires está com o processo em andamento para a implementação de um curso superior em Engenharia Mecânica a partir de 2024, de modo que muitos dos egressos da instituição poderão voltar para cursar a graduação.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.