Duas turmas de alunos e professores da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, de Santa Cruz do Sul, visitaram nos dias 1º e 9 de novembro a Gazeta Grupo de Comunicações. Os estudantes conheceram o funcionamento das diversas plataformas de informações, bem como puderam tirar dúvidas. As atividades integram o projeto desenvolvido na disciplina de Língua Portuguesa voltado ao estudo dos gêneros textuais no jornal, bem como outros mais recentes, como os memes e o PodCast.
Os alunos de uma turma do 8° ano e de uma do 9° ano do Ensino Fundamental foram divididos em grupos para pesquisar sobre o gênero textual em estudo, escolher uma plataforma para apresentação da pesquisa, verificar partes do texto, características e outros aspectos. Os estudantes também farão, como trabalho final, a produção de um jornal e publicarão os demais textos de forma virtual em plataformas como Spotify.
LEIA TAMBÉM: Guia da Educação e Profissões: foco na tecnologia e necessidades do mercado
Publicidade
A visita à Gazeta teve o acompanhamento das professoras Jovana Bertoldo Barichello e Luciana Cremonese Trevisan. Os alunos receberam explicação sobre todo o processo, desde a distribuição das pautas, entrevistas nas ruas e coleta de informações para redação das matérias, até fotos, edição, diagramação das páginas, arte-final, impressão e demais etapas. O roteiro incluiu visitas à redação integrada (jornal impresso, Portal Gaz, rádio e editora) e ao setor de impressão.
Jovana explica que levar os estudantes à empresa de comunicação mais importante da região foi fundamental para o aprendizado deles. O objetivo era que conhecessem o trabalho da imprensa local para saber que buscar notícias, elaborar o texto e produzir o jornal dá muito trabalho. “Além disso, é preciso haver profissionais em diversas frentes de trabalho. Queria que os estudantes entendessem todo o processo de produção das notícias e também conhecessem os demais veículos de comunicação, além do jornal”, explica.
LEIA TAMBÉM: Aprendiz da Copa: conheça os participantes do projeto
Publicidade
Jovana observa que os alunos obtiveram informações que desconheciam, como a destinação do restante do papel usado na impressão e do alumínio, com o encaminhamento para usos diversos, inclusive a reciclagem. “É a célebre frase de Lavoisier: ‘na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma’”, destaca. “Aí reside a solução para a questão econômica, dos excedentes e, principalmente, a ambiental. E isso é muito importante que eles vejam acontecendo”, explica.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO EM PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade