Esportes

Alunos do Colégio Mauá conquistam classificação inédita no xadrez

Maria Eduarda Tischler Lema Garcia está em disputa na Geórgia
Foto: Divulgação

No último fim de semana, o time infantil de xadrez do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, conquistou, pela primeira vez, uma classificação para o Jogos Escolares Brasileiro (JEBs), que acontece no fim de outubro no Rio de Janeiro. A seletiva para a maior competição escolar do Brasil aconteceu em Porto Alegre, com a participação de 17 competidores do Rio Grande do Sul que concorreram a quatro vagas, sendo três delas conquistadas pelos alunos do Mauá: Bernardo Frantz Levermann, de 13 anos; Isabela Pereira Amarante, 13 anos; e Mariana Luisa Hirsch, 14 anos.

LEIA MAIS: Alunos do Colégio Mauá são campeões brasileiros de xadrez

Conforme o técnico de Xadrez do Colégio Mauá, Flávio Henrique Schedler, a delegação santa-cruzense viajou com o time titular, além de uma equipe de observação para a edição do próximo ano. “Estamos nos adaptando ao retorno presencial e encontramos um nível técnico compatível ao enfrentado no modo virtual”, falou ele ao destacar o calendário escolar. Schedler contou que, no feminino, a dupla do educandário fez dobradinha no pódio, sendo campeã a Isabela, e como vice-campeã, a Mariana. Já no masculino, Bernardo conquistou uma vaga mesmo tendo que se recuperar de uma derrota dura na fase de grupos.

Publicidade

Mundial na Romênia

O Colégio Mauá também está comemorando a participação histórica do aluno Alexandre Kraether Genehr, 14 anos, no Campeonato Mundial de Xadrez, realizado em Mamaia, na Romênia, na última semana. Alexandre, que foi o representante do país, após ser campeão brasileiro da sua categoria, competiu com mais 139 estudantes. Ele iniciou a competição na 111ª posição e terminou na 86ª, conquistando 100 pontos no ranking internacional (FIDE). “Foram dias incríveis, que jamais vou esquecer. Aproveitei cada momento e dei o meu melhor. Volto com muita vontade de evoluir e praticar ainda mais”, comemorou o estudante. Já a aluna Maria Eduarda Tischler Lema Garcia, de 8 anos, está disputando o Mundial na Geórgia.

LEIA MAIS: Santa-cruzense estará em Mundial de xadrez na Romênia

Para o diretor do Colégio Mauá, Nestor Raschen, todas as conquistas são consequência da dedicação e disposição dos alunos, que conciliam os estudos e a prática do xadrez. “Estamos felizes com o desempenho dos nossos alunos, que têm todo o apoio da escola e das famílias. Parabéns a todos pelos resultados históricos”, destacou.

Publicidade

Alexandre Kraether Genehr esteve em competição na Romênia
Foto: Divulgação

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.