Educação

Alunos do Colégio Luiz Dourado lançam livros em noite de autógrafos

A noite dessa quinta-feira, 14, foi especial para os alunos do 5º ano do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, no Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz. Eles realizaram o lançamento de seus livros autorais e autografaram as obras. O projeto pioneiro no Estado é uma iniciativa da professora de séries iniciais Fabiana Cristina Lopes. 

LEIA TAMBÉM: Projeto Plantando Livros e Colhendo Cultura na Escola premia trabalhos da região

Professora Fabiana: incentivo à leitura

O projeto surgiu durante as aulas de produção de texto, que envolve leitura na biblioteca do educandário. Para a professora, é por meio da literatura que as crianças aprendem a escrever e se expressar. “Este é um importante passo na vida dos alunos, e foi com a leitura que surgiu a possibilidade de eles terem o próprio livro”, afirmou Fabiana.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Alunos da Emei Aliança vão ser atendidos em novo local

A partir da ideia, ela foi em busca de recursos para confeccionar o livro. “É um valor elevado para se fazer uma obra. Por meio da plataforma online Estante Mágica, conseguimos dar andamento ao projeto.”
Depois de conhecer o site, Fabiana realizou a inscrição dos 38 alunos das turmas 52 e 53. Cada estudante escreveu a própria história e fez a ilustração com desenhos. Depois de pronto, o material foi enviado à plataforma, para a impressão. 

Cada obra teve o custo de R$ 68,00. “Esses livros somente ganharam vida graças ao empenho da escola, dos pais e dos padrinhos, que ajudaram com os custos. O projeto que iniciamos em maio foi finalizado com sucesso, com os autógrafos”, agradeceu a professora. 

Publicidade

Histórias eternizadas

O barulho da chuva no ginásio da escola na sessão de autógrafos dessa quarta-feira à noite marcou o capítulo final das histórias dos 38 alunos. Cada livro tem um enredo diferente, mas o mesmo título: Sonhos da turma 52 e 53. Em 15 páginas, eles desenharam e escreveram sobre os seus sonhos. No fim do livro, consta uma biografia de cada um e o agradecimento da professora Fabiana Cristina Lopes. 

LEIA TAMBÉM: Escola ensina sobre educação financeira na ‘ponta do lápis’ no interior de Santa Cruz

A diretora do educandário, Joelma Vidal, destacou o momento como um orgulho para a escola. “Nunca tivemos um projeto com tamanha repercussão. Temos alunos com muitos talentos em vários espaços, como no esporte, e agora na literatura.” A ideia deve se manter no educandário. “Queremos que outros alunos participem e escrevam livros.”

Publicidade

Cada estudante ganhou um livro personalizado com o nome impresso na capa. Na plateia, estava a mãe Mônica Parnow. Com orgulho da filha Vanessa Parnow, 11 anos, ela disse que a ideia é um incentivo à leitura. “Quando ela falou sobre o projeto em casa, eu adorei. Poder prestigiar essa noite é um momento de muito orgulho. Inclusive, vou pegar um autógrafo dela.”

Mônica garantiu o autógrafo de Vanessa

Já para Vanessa, a experiência de escrever um livro foi muito legal. “Isso incentiva outras pessoas a serem escritoras. Gostei muito de participar.” Nas 15 páginas de sua obra, a aluna falou sobre o sonho de ser professora. “Eu brinco de ser professora com minhas irmãs; este é o meu sonho, que agora está no livro.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.