Uma das etapas do projeto Mestre Cuca foi realizado na manhã desta quarta-feira, 25, na Escola Municipal Guilherme Hildebrand, do Bairro Progresso, em Santa Cruz do Sul. Em sua segunda edição, a iniciativa contempla oito instituições de ensino, com 57 alunos participantes. As classificadas serão conhecidas na primeira quinzena de novembro. A final ocorrerá em 6 de dezembro na cozinha do curso de gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A estudante Millena Luana Machado, de 13 anos, procurou fazer um prato bonito e saboroso para que as pessoas sintam prazer em comer. Para isso, planejou, com suas duas colegas de equipe, o refogado de legumes. “O prato precisa ser bem apresentado e bem preparado”, afirmou. “O projeto é muito divertido e a gente aprende muita coisa. Eu não gostava de cenoura, por exemplo, e agora vejo o valor nutritivo que ela tem”, declarou a estudante Bianca Gomes, de 14 anos.
De acordo com a nutricionista, Cinara Cereser Mussi, o destaque é para o empenho dos estudantes na produção dos cardápios. “Estamos muito satisfeitos com a repercussão positiva do projeto dentro das escolas. Os alunos são criativos, sabem trabalhar em equipe, e o mais importante é que aprendem a preparar pratos saudáveis”, avaliou.
Publicidade
As demais escolas participantes são as Emefs Bom Jesus, Duque de Caxias, Emanuel, Frederico Assmann, Santuário, São Canísio e Vidal de Negreiros. Nesta quinta-feira, 26, a etapa classificatória ocorrerá nas escolas municipais Emanuel e Santuário. Na sexta, 27, quem recebe o concurso é a Escola Duque de Caxias.