A partir desta quarta-feira, 23, o ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, em Santa Cruz do Sul, será palco de muito conhecimento e iniciativa. A partir das 20 horas terá início a 14ª Mostra das Escolas Estaduais da Educação Profissional (MEP). Com o tema Startup – Novos Horizontes para Nossa Escola, Município e Região, o evento apresentará o trabalho dos alunos de cursos técnicos das instituições de ensino. Até esta sexta-feira, 30 projetos desenvolvidos por 100 estudantes estarão expostos.
Conforme o interlocutor da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), Renato Nunes, o evento itinerante estará aberto para visitação de escolas na quinta-feira, das 8h30 às 21h30, e na sexta, das 8h30 às 11h30. “Em cada estande, pelo menos um aluno e um professor orientador estarão disponíveis para explicar o passo a passo do projeto”, diz. De Santa Cruz, a Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich (Polivalente) estará representada pelo curso Nutrição e Dietética. Os alunos apresentarão um projeto sobre alimentação vegana. Outro destaque da região será o curso técnico de Agricultura da Escola Estadual de Ensino Médio Wolfran Metzle, de Venâncio Aires. Os estudantes vão apresentar o Hidromel, uma espécie de vinho feito com mel.
Por enquanto, 670 alunos visitantes já estão confirmados. Uma premiação também está programada para acontecer na sexta-feira, a partir das 14 horas. Os projetos que garantirem as melhores notas na apresentação oral, método científico e planejamento, conforme o tema, estarão classificados para o encontro estadual, em outubro. “Para avaliar as iniciativas, 30 profissionais do mercado estarão circulando no evento.”
Publicidade
Nunes acrescenta, entretanto, que mais do que a competição, a MEP quer estimular o espírito empreendedor entre os alunos e a importância dos cursos técnicos para o futuro profissional dos jovens. “Dificilmente alguém que conclui essa formação encontra dificuldades para ingressar no mercado de trabalho”, explica.
A Mostra das Escolas Estaduais da Educação Profissional (MEP) é promovida pela Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro) e 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE). Também participam do encontro as coordenadorias de Cruz Alta, Santa Maria, Cachoeira do Sul e Estrela.
Publicidade