O 29º SET Universitário aconteceu entre os dias 26 e 28 de setembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Com o lema ‘Pra quem é louco pelo o que faz’, o evento contou com debates, oficinas, encontros e a tradicional Mostra Competitiva. A competição possui 44 categorias, que englobam obras escritas, audiovisuais e outras. Dos mais de 1.300 trabalhos inscritos, duas produções de acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foram ganhadores do prêmio.
Um deles, produzido por quatro acadêmicos do Curso de Produção em Mídia Audiovisual, venceu na categoria videoclipe. A obra procurou mostrar o trabalho dos Risoterapeutas, um grupo de palhaços voluntários de Santa Cruz do Sul. “O clipe busca trazer justamente esse lance de se doar para o próximo. […] A gente quis passar uma mensagem mesmo, de ‘fazer o bem sem olhar a quem’, e acredito que conseguimos”, salienta Pâmela Lopes, acadêmica do 6º semestre e integrante do grupo. A música escolhida pelo grupo foi ‘Ainda sei tentar’, da banda Reação em Cadeia.
Assista abaixo o clipe produzido pelos acadêmicos para a disciplina de Edição e Montagem de Produtos Audiovisuais, ministrada pelo professor Gabriel Steindorff, no 1º semestre de 2016.
Publicidade
O outro trabalho contemplado, na categoria Jornalismo Opinativo, foi produzido pela acadêmica Nicole Petry Rieger, estudante do 8º semestre de Jornalismo. Sua reportagem, que tratava do empoderamento feminino ao abdicar da depilação, foi escrita para a edição 2016/2 do jornal-laboratório Unicom, do curso de Comunicação Social da universidade. Sob o título ‘O ato de se amar’, a obra retrata a dificuldade do amor próprio. Para Nicole, o prêmio representa um grande incentivo. “É quase um abraço de conforto como ‘olha menina, teu esforço está valendo a pena’. O sentimento que fica é de estar no caminho certo”, conclui a acadêmica.
Publicidade