Mais de mil litros de óleo de cozinha saturado retirados do meio ambiente. Esse foi o resultado da campanha educacional de incentivo à geração de bioenergia, através da doação de óleo de cozinha usado, lançada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A ação foi desenvolvida pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão de Recepção aos Novos Estudantes, no sentido de criar alternativas para abolir os trotes violentos e constrangedores dentro e fora da Universidade, pois a Instituição entende que os estudantes não devem ser submetidos a situações humilhantes.
Ao todo, participaram 16 cursos de graduação, envolvendo centenas de estudantes. O óleo coletado vai beneficiar entidades como o Hospital Ana Nery, a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), a Escola de Educação Básica Educar-se, a EMEF Dona Leopoldina, a EMEF Luiz Schroeder, a EMEF Willy Carlos Froehlich e a EMEF Harmonia.
A equipe vencedora por quantidade absoluta de doações foi do curso de Gastronomia, que repassou 336 litros de óleo de cozinha saturado para a EMEF Harmonia, do bairro Santa Vitória. Já a equipe vencedora por média de doações foi do curso de Engenharia Mecânica, que beneficiou a EMEF Luiz Schroeder, do bairro Universitário, com 212 litros de óleo.
Conforme a vice-diretora da EMEF Harmonia, Tatiane Roesch, atitudes de sustentabilidade como essa são benéficas em todos os sentidos. “Trata-se de uma ação importante tanto do ponto de vista ambiental, quanto social e também econômico, pois todo o óleo recebido será revertido em material para uso da escola, que hoje conta com 670 alunos”, comentou.
Publicidade
Já a estudante da 8ª série do educandário, Mônica dos Santos, 14 anos, considera que uma atividade como essa, de um modo geral, revela a noção de sustentabilidade e de consciência ambiental. “Futuramente, vamos levar daqui da escola esses ensinamentos tão essenciais. Então, atitudes como essa despertam na gente uma consciência social e também ambiental”, afirmou.
Segundo a vice-diretora da EMEF Luiz Schroeder, Carla Fraga, a ação demonstra uma mudança na filosofia de ingresso na Universidade e trará benefícios aos alunos do educandário. “Fazemos sempre esse recolhimento na escola, temos uma coleta permanente de latas e de óleo saturado trazidos pela comunidade. Possivelmente, essa arrecadação de óleo será revertida para a ampliação do acervo de livros infantis da nossa biblioteca”, salientou.
Para o pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor Schneider, mais uma vez a Unisc alcançou seu objetivo de acolher de forma digna seus novos estudantes. “As campanhas educacionais vêm contribuir para a sensibilização e formação, valores que perduram para sempre. A ação de entrada de calouros do 2º semestre aponta para a necessidade de todos se preocuparem com o meio ambiente, para torná-lo, de fato, em espaço de viver em harmonia com a grande casa que acolhe cada ser vivo que nele se abriga”, observou.
Publicidade
This website uses cookies.