Os alunos Bruna Schaefer, Monique Borba, Ronaldo Cezar e Bruno Gabe, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), desenvolveram, no primeiro semestre deste ano, uma nova marca para o projeto social da igreja Ministério Sião. A iniciativa, antes chamada de Filhos de Sião, tornou-se a Sião Social e ganhou também uma nova identidade visual. O objetivo foi proporcionar aos acadêmicos o desafio de trabalhar com uma instituição real durante a graduação e facilitar a compreensão da população sobre o trabalho realizado.
Conforme o coordenador social do Ministério Sião, Luander Oliveira, a ideia surgiu a partir de uma série de dificuldades de comunicação que o projeto – fundado em 2019 – enfrentava. O trabalho era realizado de forma orgânica (sem publicidade paga) e com poucas ferramentas. As ações envolviam uma loja solidária para doações de roupas às famílias necessitadas e também um mercado solidário, criado para auxiliar no combate à fome, que aumentava em função da pandemia. “O projeto foi crescendo mês a mês. À medida que entendemos as necessidades da população vulnerável, implantamos soluções”, explica.
LEIA TAMBÉM: Estudantes do doutorado da Unisc realizam curso na rede municipal
Publicidade
Com esse crescimento, a marca Filhos de Sião tornou-se difícil de trabalhar, tanto na aplicação nos canais de comunicação quanto no entendimento do público. Segundo o coordenador, muitas vezes era preciso explicar do que se tratava o projeto para que as pessoas pudessem entender, e isso acabava tornando a comunicação pouco eficaz.
Luander, que também é formado em Publicidade e Propaganda pela Unisc, entrou em contato com o professor do curso, Rudinei Kopp, para propor uma parceria. “Fizemos as primeiras conversas e adequamos a demanda aos alunos do quinto semestre”, destaca Rudinei. O trabalho ocorreu de forma transdiciplinar em três módulos: Construção de Marcas, Conteúdo Multissensorial e Narrativas Publicitárias e Planejamento de Estratégias: Tendências e Inovação.
LEIA TAMBÉM: Aluna do curso de Fisioterapia da Unisc desenvolve prótese 3D de membro superior
Publicidade
Os 19 alunos envolvidos foram divididos em quatro grupos e apresentaram seus projetos de arquitetura de marca para o Ministério Sião, que escolheu o mais adequado. “Unimos um problema real de trabalho, conteúdo de sala de aula de três módulos e oferecemos uma solução aplicável e qualificada para um cliente”, ressalta Rudinei. O trabalho selecionado será aproveitado na íntegra e aplicado na prática, a partir de agora, sob a marca Sião Social.
”Grande desafio”, avalia uma das responsáveis pelo projeto
Para a acadêmica Monique Borba, representante do grupo que teve o projeto selecionado, o trabalho foi um “grande desafio”, por se tratar de uma iniciativa social grandiosa e que demandava contatos com diversos públicos: beneficiários, voluntários e setor empresarial. Tudo isso foi levado em conta para a criação da nova marca. “Foi engrandecedor poder pensar em como desenvolver todas as frentes. Foi muito satisfatório.”
Ela destaca a importância de trabalhar com clientes reais durante a graduação. “Com isso, já começamos a nos inserir no mercado e perceber que o nosso trabalho traz uma mudança para o mundo.” Monique salienta ainda a experiência adquirida, como apresentar e defender um projeto, executar as mudanças exigidas pelo cliente, lidar com a frustração de não ser selecionado, entre outros. “Acho que tudo isso é muito importante pra gente se preparar para o mercado”, completa.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Unisc inscreve para Mostra de Extensão
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade