Categories: Regional

Alunos da Unisc criam jogo de tabuleiro sobre o SUS

Um grupo de estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) desenvolveu um jogo de tabuleiro sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A elaboração do Caminhos do SUS surgiu a partir do trabalho do Grupo de Pesquisa sobre Álcool e Outras Drogas (Grupad), coordenado pela professora Edna Linhares Garcia, docente dos programas de pósgraduação Mestrado Profissional em Psicologia e Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde da Unisc.

O projeto trabalha prevenção ao uso de drogas na adolescência junto às escolas do município, em três encontros com o mesmo grupo de adolescentes. Durante as atividades, as estudantes perceberam que os alunos não conheciam os serviços oferecidos pelo SUS na cidade. “Conhecem o hospital e o posto de saúde, mas não reconhecem outros serviços a que temos direito, como Caps e Cemai”, explica a graduada em Nutrição e mestranda em Promoção da Saúde, Letiane de Souza Machado.

LEIA MAIS: Unisc aparece entre as melhores da América Latina

Publicidade

A intenção inicial era fazer apenas uma cartilha informativa. No entanto, Letiane, que é fã de jogos de tabuleiro, teve a ideia de fazer um material didático que chamasse atenção da faixa etária trabalhada, de 12 a 18 anos. A parte gráfica do game foi feita de forma voluntária pelo namorado da mestranda, Lázaro Fanfa, que é designer. “O brincar é um método de ensino potente, que estimula a criatividade e promove um sentimento de inclusão. Quando voltarem para suas casas, os adolescentes serão multiplicadores de conhecimentos, compartilhando com a família e amigos o que aprenderam através da brincadeira.”

Conforme Letiane, que coordenou a parte de criação do jogo, foram realizadas reuniões para definir os objetivos. “Decidimos que iriam ter missões, e que os jogadores deveriam explorar os serviços de saúde e da cidade para conseguir resolver problemas do cotidiano. No total, o tabuleiro tem 17 locais, como hospital, UBS, praça, escola, farmácia, Caps, Cemai e Cemas”, conta. “Na busca de soluções, eles vão compreendendo o que é o Sistema Único de Saúde, descobrindo os princípios da universalidade, equidade e integralidade, e também seus deveres como cidadãos.”

Ao todo, 15 pessoas estiveram envolvidas na elaboração e revisão do jogo. A equipe conseguiu a verba para fazer a impressão de 250 cópias do game e busca recursos para mais impressões. O jogo será distribuído para todas as escolas do município quando as aulas presenciais forem normalizadas. A ideia é que as estudantes participem das atividades INOVAÇÃO Alunos da Unisc criam jogo de tabuleiro sobre o SUS para coletar informações, mas vai depender de como as medidas de distanciamento social estarão em 2021. Interessados em conhecer a iniciativa ou colaborar com o projeto podem entrar em contato pelo telefone (51) 98208 3713.

Publicidade

LEIA MAIS: Vencedora da iniciativa Boas Práticas na Educação recebe prêmio

CONHEÇA

O Caminhos do SUS é um jogo analógico, de tabuleiro, em que o jogador, além de percorrer um caminho, deve adotar uma estratégia. O tabuleiro representa graficamente a cidade, com diferentes serviços e dispositivos de cuidado intersetoriais. Cada participante recebe uma situação da vida cotidiana e deve percorrer a cidade na busca por soluções, passando por desafios e problematizações.

Publicidade

Objetivo do jogo criado na universidade é solucionar problemas do cotidiano

O jogo convoca o jovem a assumir uma postura ativa e participativa quanto a sua própria saúde. No início da partida cada participante recebe uma carta missão em que consta uma situação da vida cotidiana que requer alguma intervenção, como, por exemplo, o uso de drogas, a procura por emprego e a gravidez na adolescência. Cabe ao jogador percorrer diversos serviços da rede de saúde e de educação e outros locais públicos a fim de completar sua missão.

O apoio e o fomento financeiro para a realização vieram da Fapergs e do CNPq, além dos parceiros Unisc, Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Conselho Municipal Sobre Álcool e Outras Drogas (Comad), Programa Saúde na Escola (PSE), secretarias de Educação do Município e do Estado, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Políticas Públicas.

LEIA TAMBÉM: Equipe do Primeira Infância Melhor de Santa Cruz ganha prêmio estadual

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.