A campanha de vacinação contra o HPV para meninos e meninas entre 9 e 14 anos, nas escolas das redes municipal e estadual de Santa Cruz do Sul, começou nessa segunda-feira, 24. A medida é uma orientação da Secretaria Estadual da Saúde. As primeiras escolas a serem contempladas com as vacinas foram as Emefs Frederico Assmann, do Bairro Belvedere, e Dona Leopoldina, de Linha João Alves.
Aluno do 9º ano, Gabriel Diogo Fritzen, de 14 anos, chegou na Escola Dona Leopoldina com a carteira de vacinação em mãos e mostrou que sabe a importância de receber o imunizante. “Minha professora de Ciências já tinha comentado em aula que é importante a gente receber a vacina para a prevenção a várias doenças”, afirmou.
LEIA MAIS: Secretaria de Saúde inicia vacinação contra HPV nas escolas de Santa Cruz
Publicidade
O imunizante é a principal forma de prevenção ao câncer de colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe. A dose de HPV está disponível no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2014.
Para receber a dose, as crianças entre 9 e 11 anos devem estar acompanhadas por um responsável ou apresentar um termo de autorização, que está disponível nas escolas, além de portar a carteira de vacinação. Já os adolescentes entre 12 e 14 anos podem estar desacompanhados, mas precisam apresentar a carteira.
Foi o caso de Stéfani Ilha Esteves, de 10 anos, que levou para a Escola Dona Leopoldina o documento assinado pelo pai, Rafael, para receber a segunda dose da vacina. “Para não ficar doente, a gente precisa se vacinar”, disse.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade