O município de Sinimbu vive nesta época o 1º Festival da Bolacha de Natal. A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, com a orientação da nutricionista Juliana Stona, planejaram um tradicional presente natalino aos alunos da rede escolar municipal com cor, sabor e encanto: a bolacha de Natal e frutas. Procedente da agricultura familiar, cada estudante das escolas de Ensino Fundamental recebeu nesta última semana de aulas uma porção de bolachas artesanais, nos formatos clássicos, como estrelas, bonecos de neve, sinos, corações, árvore e Papai Noel, decorados com detalhes que deram um toque festivo e alegre ao momento celebrativo do Advento.
A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Anita Ana Weigel Brandenburg, explica que a iniciativa vai ao encontro do 1º Festival da Bolacha de Natal. Foi motivada pela ideia de criar memória afetiva nos alunos e, assim, reforçar a conexão com as tradições e o espírito natalino. Anita frisa que a bolacha de Natal, conhecida na Alemanha como Weihnachtsplätzchen ou Lebkuchen, é uma das tantas tradições trazidas pelos imigrantes à região, com muitas histórias e cheias de significados ligados aos costumes das comemorações natalinas, assim como o Adventskranz (coroa de Advento) e o Tannenbaum (árvore de Natal). São símbolos que remetem a esse tempo, preparando os lares, igrejas e templos para a celebração do Natal.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: Jonas Lopes e Roberta Nozari vencem o 5º Desafio da Gaspar
Publicidade
Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Criança Feliz foram entregues potes com morangos, embalados para serem levados e consumidos em casa. “O contraste das cores presentes na fruta oferecida, o vermelho e o verde, predomina nas decorações usadas nessa época, simbolizando o equilíbrio e a harmonia que tanto se deseja para o Natal”, afirma a secretária Anita.
A nutricionista Juliana afirma que a ação preserva o espírito natalino de partilha e celebração, com um enfoque em escolhas alimentares saudáveis. “As frutas são nutritivas, ricas em vitaminas e minerais, e representam uma opção deliciosa e colorida que as crianças podem aproveitar, sem os riscos associados ao consumo excessivo de açúcar.”
Publicidade
This website uses cookies.