Alunos da rede estadual interagem com mascote da plataforma Elefante Letrado

Ao ser questionada sobre a importância da leitura, Manuela Cavalheiro Arend, de 7 anos, não hesitou. “É importante para fazer as crianças ficarem mais inteligentes”. Aluna do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, Manuela conta que já leu mais de dez livros por meio da plataforma digital Elefante Letrado. Assim como a pequena estudante, centenas de alunos da rede estadual têm a oportunidade de ler 10, 20, 50 ou quantos livros quiserem, por meio da biblioteca virtual.

A plataforma Elefante Letrado está voltada aos anos iniciais (1º ao 5º anos) do Ensino Fundamental e oferece livros em português e inglês, jogos interativos e relatórios de acompanhamento pedagógico. O acervo literário é selecionado por curadoria especializada e organizado em níveis de proficiência. São 560 livros em português e 174 autores de 22 tipos de gêneros textuais. Além disso, há possibilidade de gravação de áudio de leitura dos alunos, bem como a realização das próprias produções escritas sobre as obras lidas.

LEIA MAIS: Elefante Letrado: plataforma incentiva a leitura nas escolas de Santa Cruz

Publicidade

Banda de música da Brigada Militar de Porto Alegre abrilhantou o evento no ginásio | Foto: Lucimara Silva

Os alunos se reuniram nessa quarta-feira, 1º, na Escola Ernesto Alves, em um evento que marcou o aniversário do Senhor Elefante, o mascote da plataforma on-line. No auge dos 9 anos, ele celebrou a data em grande estilo. Foi recebido com olhares efusivos, palmas e muito barulho por quase 400 crianças, estudantes do 1º ao 5º ano da rede estadual. A celebração contou com a participação da banda de música da Brigada Militar de Porto Alegre, além de apresentações e homenagens ao Senhor Elefante, distribuição de brindes, contação de histórias e muito mais.

O evento foi organizado pela 6ª Coordenadoria de Educação (6ª CRE) e teve a presença do coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura. Para ele, a plataforma é um incentivo à leitura, que desperta nos alunos o gosto pelos livros. Conforme ele, está inserida em todas as escolas de abrangência da 6ª CRE, em diversos lugares do Brasil e até mesmo fora dele. “Estamos notando a própria alfabetização acontecendo nas escolas. Só na semana passada, em um dia, os alunos leram mais de 1,8 mil livros dentro da biblioteca do Elefante Letrado”, conta.

LEIA TAMBÉM: Escritora e roteirista Leticia Wierzchowski será a patrona da 33ª Feira do Livro de Santa Cruz

Publicidade

Internet como aliada da Educação

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, comentou a importância de uma ferramenta que utiliza a internet como aliada na Educação, junto a uma geração que está completamente submersa no mundo das redes e da tecnologia. Segundo ele, é notável que os resultados têm sido inúmeros e positivos. “É muito significativo esse despertar para a leitura de forma on-line. Temos notado que os alunos que têm envolvimento com a plataforma melhoram a escrita e a interpretação de textos. A leitura on-line também tem auxiliado muito na convivência entre eles e, sobretudo, na aprendizagem”, concluiu o coordenador.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.