A turminha do segundo ano do ensino fundamental da Emef Guido Herberts, do Bairro Várzea, teve uma tarde de contação de estórias bem atípica nesta segunda-feira, 28. É que o narrador em questão era nada mais, nada menos que a secretária municipal de Educação, de Santa Cruz do Sul, Jaqueline Marques. Em resposta a uma cartinha escrita pelos próprios estudantes, ela atendeu ao convite, vestiu capa de rainha, colocou a coroa, sentou no trono e deu asas à imaginação na hora de contar A Casa Sonolenta, de Audrey Wood.
A iniciativa, que surgiu a partir do projeto Mala da Leitura, é, segundo a professora titular da turma Isolde Eisenhardt, um estímulo a mais para que as crianças desenvolvam o gosto pela literatura. Toda semana, alguém da comunidade – pode ser um pai, uma mãe, outro familiar, um conhecido ou até um amigo – é convidado a contar uma estória infantil e partilhar com os pequenos, momentos especiais. Quem aceita o convite precisa sentar no trono, vestir a capa e colocar a coroa.
Ao falar do projeto, a professora Isolde, que leciona desde 1983, chega a se emocionar, como uma profissional em início de carreira, e ressalta a empolgação dos alunos. “Através da contação de estórias eles trabalham a oralidade, a desinibição e aprendem a se expressar em público. Poesia, estórias e fábulas fazem parte do mundinho deles e só contribuem para a alfabetização”, conta ela.
Publicidade
LEIA MAIS: Mala de Leitura realiza ação com 12 escolas na Feira do Livro
This website uses cookies.