O ano de 2023 terminou com saldo positivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Nicolau. Desde o início do período letivo, alunos e professores trabalharam em torno de um projeto de leitura. Todas as turmas participaram de eventos ao longo dos meses como estímulo à leitura, como uma visita à Biblioteca Pública Municipal, a criação de uma Gelateca, um piquenique literário e a visita da autora Lane Bastos.
Já no segundo trimestre, a turma do 4º ano iniciou o projeto Ler é uma Aventura junto com a professora Carine Linke. Os estudantes se inspiraram no filme As Aventuras do Avião Vermelho, que conta a história da transformação da relação entre pai e filho por meio do despertar do gosto pela leitura.
LEIA TAMBÉM: 24 lançamentos que vão marcar a literatura em 2024
Publicidade
A turma, formada por oito alunos, passou a levar semanalmente para casa obras de literatura infantil que, depois, eram contados para todos os colegas. Entre as leituras estavam contos clássicos e, a partir disso, veio a proposta da professora: a produção do livro Depois do felizes para sempre.
Com o projeto, os alunos puderam desenvolver a imaginação e a criatividade escrevendo cada um as suas histórias, que vieram carregadas das vivências do dia a dia com personagens que refletem a realidade de cada um. Para a diretora Vanessa Limberger, o papel da escola é incentivar a leitura para que ela não se torne algo obrigatório. “Queremos transformar o modo como os estudantes enxergam a leitura e, a partir disso, que ela se torne algo prazeroso.”
LEIA TAMBÉM: Janeiro traz estreias aguardadas pelo público nos streamings; veja lista
Publicidade
O momento mais esperado pelos estudantes do 4º ano foi a Festa da Família da escola, que ocorreu no dia 12 de dezembro. Ela marcou o lançamento do livro Depois do felizes para sempre, com uma sessão de autógrafos especial para os pais e familiares.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade
This website uses cookies.