Educação

Alunos da Escola São Nicolau escrevem livro de contos

O ano de 2023 terminou com saldo positivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Nicolau. Desde o início do período letivo, alunos e professores trabalharam em torno de um projeto de leitura. Todas as turmas participaram de eventos ao longo dos meses como estímulo à leitura, como uma visita à Biblioteca Pública Municipal, a criação de uma Gelateca, um piquenique literário e a visita da autora Lane Bastos.

Já no segundo trimestre, a turma do 4º ano iniciou o projeto Ler é uma Aventura junto com a professora Carine Linke. Os estudantes se inspiraram no filme As Aventuras do Avião Vermelho, que conta a história da transformação da relação entre pai e filho por meio do despertar do gosto pela leitura.

LEIA TAMBÉM: 24 lançamentos que vão marcar a literatura em 2024

Publicidade

A turma, formada por oito alunos, passou a levar semanalmente para casa obras de literatura infantil que, depois, eram contados para todos os colegas. Entre as leituras estavam contos clássicos e, a partir disso, veio a proposta da professora: a produção do livro Depois do felizes para sempre.

Com o projeto, os alunos puderam desenvolver a imaginação e a criatividade escrevendo cada um as suas histórias, que vieram carregadas das vivências do dia a dia com personagens que refletem a realidade de cada um. Para a diretora Vanessa Limberger, o papel da escola é incentivar a leitura para que ela não se torne algo obrigatório. “Queremos transformar o modo como os estudantes enxergam a leitura e, a partir disso, que ela se torne algo prazeroso.”

LEIA TAMBÉM: Janeiro traz estreias aguardadas pelo público nos streamings; veja lista

Publicidade

O grande momento

O momento mais esperado pelos estudantes do 4º ano foi a Festa da Família da escola, que ocorreu no dia 12 de dezembro. Ela marcou o lançamento do livro Depois do felizes para sempre, com uma sessão de autógrafos especial para os pais e familiares.

Diretora Vanessa e aluno Nycolas, um dos autores do livro Depois do felizes para sempre

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber