“Que cada emoção enfrentada no segundo semestre seja uma oportunidade para crescer e ensinar.” A frase, presente em um cartaz, resume a atmosfera de volta às aulas na Escola de Ensino Fundamental Santuário.
LEIA TAMBÉM: Semana do Ministério Público acontece em agosto em Santa Cruz do Sul
Para receber e dar boas-vindas aos estudantes no início do segundo semestre, a instituição realizou na última segunda-feira, 29, atividades que tiveram como tema principal o filme Divertida Mente 2. O ambiente escolar entrou no clima da animação da Pixar – que segue em cartaz nos cinemas de Santa Cruz do Sul –, com cartazes e murais nos corredores e salas (incluindo a dos professores).
Publicidade
As emoções do filme (Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho, Ansiedade, Inveja, Vergonha e Tédio) também deram as caras para interagir com os estudantes. Interpretadas por alunas e professores, elas visitaram as salas para animá-los e entregar uma mensagem com a frase “esse semestre será divertida-mente emocionante”.
De acordo com a orientadora educacional Josi Severo, os alunos assistiram ao filme no último dia de aula do primeiro semestre. A ideia era trabalhar as emoções e habilidades socioemocionais a partir da animação. “É um tema que trabalhamos muito na escola e aproveitamos o filme como norteador para esse trabalho”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Provas do Concurso Unificado serão distribuídas a partir de 3 de agosto
Publicidade
O engajamento da comunidade escolar, incluindo os integrantes do Grêmio Estudantil, foi destacado pela supervisora escolar Cintia Juliana da Rosa. Acrescentou que muitos trabalhos foram elaborados durante as férias para serem apresentados no retorno às aulas.
Para a diretora da Escola Santuário, Lia Beatriz Heuser Ruschel, a animação foi uma excelente maneira de estimular as crianças a se envolverem nas tarefas pedagógicas. “Foi incrível ver a felicidade delas quando as emoções entraram na sala de aula. Todos merecem nota 10”, afirmou.
Entender as emoções e saber lidar com elas
As crianças da turma 12 do 1º ano se animaram com a entrada das emoções na sala de aula. Rapidamente, todas identificaram cada personagem e falaram quais são as suas favoritas.
Publicidade
Durante o primeiro dia de aula, a professora Sandra Solange Dieterich trabalhou o filme Divertida Mente 2 com os estudantes. Cada um desenhou do seu modo um dos sentimentos presentes na animação, combinando dois ou mais em algumas imagens.
Na avaliação de Sandra, o longa-metragem tem uma importante contribuição ao ajudar os pequenos a identificar as emoções, que ganharam vida e rosto na tela grande. E ao compreendê-las, podem aprender a lidar com elas.
LEIA TAMBÉM: Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz lança chamada para novos integrantes
Publicidade
“Eles entenderam o que é a ansiedade, a inveja e os outros sentimentos. Achamos que somente os adolescentes sentem, mas os pequenos também. Agora eles conseguem expressar e dar nome ao que estão sentindo”, afirmou.
Saiba Mais
Em cartaz em Santa Cruz desde o dia 20 de junho, Divertida Mente 2 tornou-se o filme mais assistido nos cinemas do município. Na história, Riley é uma adolescente e precisa lidar não apenas com as mudanças internas, ligadas ao seu comportamento, mas também externas, relacionadas às suas amizades e ao futuro.
É em meio a esse cenário conflituoso que ela chega à puberdade, fazendo com que o quartel-general da sua mente passe por uma repentina demolição para dar espaço a emoções até então desconhecidas, incluindo a Ansiedade. Assim, Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho – que durante 13 anos executaram a operação de forma bem-sucedida – precisam aprender a trabalhar com os novos colegas para ajudar Riley.
Publicidade