Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Alunos da Escola Rosário entram em ritmo de férias com oficina de dança em libras

Crédito: Jaime Fredrich

O encerramento do semestre letivo na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário não poderia ter sido diferente. O educandário, que é referência regional em educação inclusiva, uniu-se ao Projeto Esporte ParaTodos, da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, para oferecer aos estudantes uma atividade especial na tarde desta sexta-feira, 19. No último dia de aula antes das férias de inverno, cerca de 100 alunos, ouvintes e não ouvintes, aprenderam a realizar diversos movimentos corporais com orientações repassadas por meio da linguagem de sinais.

A oficina de dança foi ministrada voluntariamente por um professor surdo. Guilherme Eduardo Alexsander Gonçalves, que começou a apresentar dificuldades auditivas aos 10 anos de idade, é ex-aluno da Escola e hoje dá aulas de dança nesta e em outras instituições da cidade. “A proposta foi pensada para que todos saibam como é para uma pessoa surda dançar, para que possam sentir um pouco das dificuldades enfrentadas todos os dias”, mencionou o professor, que coordena as coreografias conforme consegue sentir as vibrações que o som das músicas faz no chão.

LEIA TAMBÉM: Receita Certa distribui R$ 56,6 milhões para inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha

Publicidade

Conforme o psicólogo Flávio Ramon, que coordena o Esporte ParaTodos, a ideia surgiu do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede) e foi bem recebida pela direção da Escola. “O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Esportes, que objetiva proporcionar mais oportunidades de atividade física, esporte e lazer para todas as pessoas, inclusive as com deficiência, para promover a inclusão social”, detalhou Flávio, em conversa com os alunos.

Na Escola Rosário, cerca de 20 alunos com algum grau de surdez estão matriculados atualmente. No ensino fundamental, há turmas específicas para surdos. No ensino médio, esses alunos são incluídos em turmas mistas. As atividades foram supervisionadas pelo professor de educação física Márcio Pereira e tiveram tradução integral em libras pela professora Daiane Kipper.

A diretora Gláucia Maria Etges, que também participou, destacou a importância das estratégias de inclusão social e da empatia entre colegas no ambiente escolar. “A sociedade, muitas vezes, não está adaptada a lidar com as especialidades de cada um. Mas é nosso dever social oferecer condições de inclusão a todos. Precisamos reconhecer qualidades e dificuldades para encontrar formas de permitir que todos possam competir em igualdade”, analisou.

Publicidade

Jogos da Inclusão acontecem no fim de agosto

A 11ª edição dos Jogos Municipais de Inclusão de Santa Cruz do Sul já está sendo organizada pela Prefeitura. Será no dia 31 de agosto, das 8 horas às 16 horas, no Parque da Oktoberfest. As modalidades de competição previstas incluem atletismo, basquete em cadeiras de rodas, bocha adaptada, crossfit, dança, futebol, penalty, futsal, judô, recreação, show de talentos, skate, taekwondo, xadrez e xadrez gigante. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.