“Aqui começa a sua viagem! Siga o caminho e admire as paisagens que reservam os mais diversos e fascinantes destinos…”. O texto consta no ingresso para os visitantes do ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nossa Senhora da Glória. O local é palco da segunda Mostra de Trabalhos da escola, reunindo atividades desenvolvidas pelos alunos da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. No total, 77 projetos estão expostos reforçando o poder da educação de qualidade, mesmo em meio a uma enchente história e 45 dias longe das salas de aula.
A professora Janesca Küntzer Wegner, uma das idealizadoras da Mostra, lembra que a escola foi alagada pela enchente de final de abril; o primeiro piso do educandário ficou totalmente destruído. “Nos reerguemos em meio ao caos e conseguimos realizar lindos trabalhos em meio e após a tragédia”, afirma a professora que realiza a assessoria dos anos iniciais e finais no turno da tarde na EMEF Glória. “É uma Mostra de Superação tendo em vista que se perdeu tudo que estava no primeiro pavimento da escola e os alunos ficaram 45 dias sem aula. Mesmo assim, foi possível desenvolver todos esses trabalhos”, completa.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz conquista Selo Ouro na Alfabetização
Publicidade
Janesca lembra ainda que essa é a segunda edição da Mostra, a primeira em que a apresentação dos trabalhos acontece de forma coletiva. “São temas variados. Muitos trabalhos tem ligação com o Bicentenário de Imigração Alemã no Estado”, revela. “É maravilhoso ver os alunos vendo os seus trabalhos e se inspirando com os trabalhos das demais turmas. É uma forma de motivar estudantes e professores em suas atividades futuras, fazendo com que busquem melhorar cada vez mais e tendo novas ideias”, avalia.
A professora Tatiane de Vargas Ziebell, responsável pelo 4º ano B do Ensino Fundamental, conta que trabalhou a cultura alemã com seus alunos a partir do livro “A Boneca de Anna” de Iolanda Wilhelm. Os alunos puderam ouvir relatos e histórias de pessoas da comunidade, conheceram locais históricos como o Kaffeehaus e confeccionaram mini casas em enxaimel, bonecas de pano e cartas antigas. “As famílias se envolveram nos trabalhos dos filhos e foi notável o empenho de todos. Os alunos trouxeram para a sala de aula objetos antigos e mostraram grande interesse por fotografias antigas, que retratam o passado no nosso Município”, conta a professora.
As alunas do 9º ano B do Ensino Fundamental, Amanda Staub e Jamile Ludtke possuem trabalhos de Geografia, Matemática e Língua Alemã expostos na Mostra. “Os projetos e trabalhos reunidos na exposição são muito interessantes. É uma grande troca de conhecimento entre nós estudantes. Surgiram muitas ideias, principalmente agora que vamos para o Ensino Médio”, relata Amanda. “É incrível. Muitas vezes não sabemos como são os trabalhos das outras turmas. Aqui conseguimos ver o desempenho dos outros professores e alunos e ver as coisas incríveis que fazem”, detalha Jamile.
Publicidade
A Mostra de Trabalho aconteceu hoje, durante todo o dia, com a presença dos alunos, professores e demais colaboradores da escola. Nesta sexta-feira, 6, às 19h30, a Mostra de Trabalhos fará parte da “Noite Cultural” da escola, podendo ser visitada pelos pais e familiares dos alunos. Após percorrer e visualizar todos os trabalhos, o sentimento que permanece é de que a educação continua sendo fonte de inspiração e motivação para trilhar os caminhos do futuro.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.