Como apresentar às crianças narrativas de mulheres que fogem do estereótipo mostrado nos contos de fadas? Incomodados com histórias que sempre representam as mulheres como frágeis e dependentes de um príncipe encantado, um grupo de estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Alfredo Scherer, de Venâncio Aires, propôs um projeto para mudar o imaginário das crianças, que, desde pequenas, têm contato com histórias de visão preconceituosa. Assim surgiu o projeto “Elas por Elas: Histórias Reais em Audiolivro para Crianças”, finalista da quinta edição do Desafio Criativos da Escola.
LEIA TAMBÉM: Matrículas para ingresso na rede estadual de ensino encerram na sexta-feira
Após se questionarem sobre como é a vida da mulher contemporânea e quais atitudes poderiam mudar essa percepção para as novas gerações, os alunos desenvolveram um audiolivro, com o intuito de criar referenciais. Para isso, os adolescentes pesquisaram novas bibliografias com foco em mulheres que tivessem obtido sucesso nas suas áreas de atuação. A partir dessas buscas foram selecionadas personagens que tiveram suas histórias produzidas e narradas pelos próprios estudantes, como Carolina Maria de Jesus e Frida Kahlo.
Publicidade
Diante da boa receptividade da ação, os estudantes conseguiram firmar uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A pasta distribuiu a publicação por todas as escolas municipais e também para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O material atingiu cerca de mil pessoas no Brasil e no exterior: foi apresentado durante um evento no Peru, a partir de uma versão traduzida para o espanhol. Com o intuito de seguir multiplicando esses conhecimentos sobre essas e outras mulheres incríveis da história, atualmente os alunos usam as redes sociais para receber depoimentos. E ainda aproveitaram as férias de julho para se preparar para novos conteúdos e gravações.
LEIA TAMBÉM: Lei que reduz idade mínima não afeta matrículas de 2020 em Santa Cruz
Publicidade