Alunos da Emef Guido Hildebrand participam do projeto Troca Solidária

Educar e conscientizar as crianças e suas famílias para contribuir na preservação do planeta, melhorar a qualidade da alimentação da população mais carente e, de quebra, beneficiar agricultores familiares locais. Esses são os três principais efeitos positivos do projeto Troca Solidária, implementado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, e que nesta quinta-feira, 19, teve como palco a Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Guilherme Hildebrand.

Por meio da iniciativa, profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) vão até as escolas para orientar os alunos acerca do descarte correto de materiais recicláveis. Durante vários dias, as famílias separam papel, papelão e garrafas pet e os técnicos da Semass retornam às escolas em datas previamente agendadas para o recolhimento. Em troca dos recicláveis, as famílias recebem kits contendo alimentos como feijão, batata-doce, brócolis, aipim, laranja e beterraba.

LEIA TAMBÉM: Município aposta em projetos sustentáveis para incentivar separação correta de resíduos

Publicidade

Nesta quinta-feira, 19, foram entregues pelos alunos 67 quilos de materiais recicláveis e 27 litros de óleo de cozinha. Na avaliação da prefeita Helena Hermany, o projeto é meritório, uma vez que traz inúmeros resultados positivos para a comunidade. “É uma maneira de unir a conscientização ambiental com o cuidado às famílias, além de incentivar os pequenos produtores do município. Estamos muito contentes com a mobilização das crianças e dos pais e com os resultados alcançados até aqui”, destacou.

Lançado ainda em 2021, o projeto já recolheu quase duas toneladas de recicláveis, revertidos em mais de 1,7 toneladas de alimentos. Outro material recolhido é o óleo de cozinha. Já foram entregues pelas famílias 87 litros de óleo, evitando a contaminação de cerca de dois milhões de litros de água caso o descarte fosse feito de forma incorreta. Outras 11 escolas participarão da ação este ano, conforme cronograma já estipulado pela Prefeitura. No mês de junho, o projeto chega na Emef Duque de Caxias, no dia 9, e na Emef Frederico Assmann, no dia 30.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber