Os alunos do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM) do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), participaram na tarde de sexta-feira, 25, do 1° Workshop de Artes Marciais, realizado na Sede do Batalhão, em Rio Pardo. Os alunos-soldados se revezaram entre as oficinas que foram realizadas ao ar livre com duração de aproximadamente 45 minutos cada. De acordo com a BM, as artes marciais auxiliam o serviço policial na contenção da violência. No lugar de armas letais ou de efeito moral, policiais usam das técnicas para dominar o oponente.
A programação, organizada pelo Soldado Franklin Bosa, integrante do 23°BPM e instrutor de defesa pessoal do CBFPM 2018/19, contou com professores de diversas artes marciais: karatê, Muay Thay e combate com facas, além de uma palestra motivacional com Emanuel Araújo, coach esportivo, palestrante e Campeão Mundial de Jiu Jitsu.
Também palestraram no evento o sargento Alessandro Lucas de Souza, o sargento Alexandre Souza de Souza, o soldado Emanuel Cury Araújo, o sargento Irajá Passos de Oliveira, o soldado Isaías Franco, o lutador Maurício Castilho, o soldado Arisson Fernandes Balbuena, o soldado Eduardo Raupp, o professor Fabio Schilling Moraes, o tenente Leando Silva de Paula, Diego da Silva Soares, o tenente Guaraci Pinto da Silva e o tenente Mauro André Primaz.
Publicidade
Segundo o comandante do CRPO, coronel Valmir José dos Reis, a imagem da instituição está ligada com a qualidade dos serviços prestados por seus integrantes. “É lícito afirmar que o policial possui autorização legal para emprego de força física, desde que atenda os princípios éticos da necessidade e proporcionalidade, motivo pelo qual a importância do treinamento e condicionamento dos policiais militares em defesa pessoal. “
Publicidade