Os alunos do Curso Básico de Formação Policial Militar de Rio Pardo participaram de um workshop de suporte básico de vida na manhã desta quarta-feira, 20. As atividades foram ministradas pela soldado do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), Luiza Petry, que é farmacêutica e instrutora da disciplina, pelo enfermeiro de Passo do Sobrado, Pedro Luis dos Santos, e pela enfermeira do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, Cleni Adriane Watte.
Segundo a Brigada Militar, o suporte básico de vida é definido como o primeiro atendimento recebido pela vítima e tem como finalidade a manutenção de sinais vitais e outras ações até a chegada de uma equipe especializada. O curso reforça que, quando executado de maneira correta e rápida, o suporte aumenta a sobrevida das vítimas.
Dentre os objetivos dessa capacitação, a BM destaca o compartilhamento de ideias através de relatos de práticas reais, vivenciados pelos profissionais das área especializada e, ainda, o preparo de alunos soldados para situações cotidianas. Foram ministradas aulas teóricas e práticas sobre o assunto, abordando aspectos legais e éticos no atendimento de emergências, compressões torácicas, precauções universais, manobras de desobstrução de vias aéreas, problemas relacionados a fraturas, técnicas de imobilização, rolamentos e transporte, entre outras qualificações por meio de oficinas práticas.
Publicidade
Macas, colares cervicais e manequins para a prática foram disponibilizados pelos CFCs Celso e Intelligence, ambos de Santa Cruz do Sul, pelo Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg) e pelo Corpo de Bombeiros de Rio Pardo.
Publicidade
This website uses cookies.