Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATIVIDADE

Alunos aprendem como garantir um futuro mais verde

Foto: Albus Produtora

Atividade desenvolvida no dia 13 de junho na Escola Estado de Goiás mostrou aos estudantes a importância da preservação para o futuro de todos

Alunos da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás tiveram uma aula diferente na tarde dessa terça-feira, 13, com uma imersão no mundo das árvores. Por meio da segunda etapa do Projeto Repensar Meio Ambiente – Especial Escolas, estudantes do 5º e 6º anos aprenderam sobre a importância de preservar e de plantar árvores nativas e exóticas.

A oficina iniciou-se com uma palestra conduzida pelo engenheiro florestal da Afubra, Juarez Pedroso Filho, que atua há 15 anos no setor. “A iniciativa da Gazeta incentiva uma série de outras atividades em prol do meio ambiente. Dessa vez, conversei com os estudantes sobre o reflorestamento e a arborização urbana e rural. Além disso, ensinei técnicas de como plantar uma muda de árvore, de acordo com a espécie e local”, enfatizou.

LEIA MAIS: Repensar terá segunda etapa na Escola Goiás

Publicidade

O engenheiro destaca que falar sobre o meio ambiente é fundamental, em especial com as crianças, que são o futuro do planeta. “Tivemos o cuidado de escolher espécies compatíveis com o meio em que vivemos, como o ipê-branco, a guajuvira e a cerejeira. As crianças aprenderam sobre como cuidar das mudas e o que fazer para que elas se desenvolvam”, completou Juarez.

Engenheiro florestal Juarez Pedroso Filho e os estudantes do educandário

Para o gestor-executivo da Gazeta Grupo de Comunicações, Jones Alei da Silva, pensar no meio ambiente é enaltecer a importância da preservação. “Esses jovens estão recebendo informações e técnicas importantes. Certamente, vão replicar isso em casa para a família e no entorno em que vivem. Pois nosso entorno, como casa, trabalho e escola, é importante, e precisamos cuidar dele, em especial no aspecto do meio ambiente”, ressaltou.

LEIA MAIS: Projeto Repensar 2023 será lançado no próximo dia 11

Publicidade

No pátio do educandário, estudantes do 5º e do 6º anos receberam mudas e também orientações de como cuidar de uma árvore

Participantes receberam mudas de plantas nativas e exóticas

Os participantes da oficina receberam mudas para plantar em casa ou em outro lugar apropriado, como forma de pôr em prática o que foi ensinado e contribuírem para o meio em que vivem, cuidando da natureza.

O aluno Leonardo Backes, 12 anos, do 6º ano, afirmou que a palestra foi muito importante, pois ele aprendeu a maneira correta de plantar e de cuidar de uma muda de árvore. “Vou plantar a muda na casa onde moro, em Rio Pardinho, aproveitando os ensinamentos que tive.” Ele sublinhou que não será a primeira árvore que planta. “Já plantei uma muda. Agora, vou cuidar desta que ganhei.”

Da mesma turma, Ahlvaro Barrios Moura, 11 anos, com muita alegria, e segurando a muda escolhida, contou que será a primeira árvore que vai plantar. “Em casa não tem pátio, então vou plantar na casa da minha vó, e colocando em prática o que o engenheiro falou na palestra”, disse.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Projeto Repensar é lançado na Escola Ernesto Alves

A distribuição de mudas nativas e exóticas foi realizada com apoio da Afubra, por meio do Projeto Verde é Vida. Quem também acompanhou de perto a atividade foi a diretora do educandário, Miriam Neumann. “Esses eventos tornam-se importantes a cada dia que passa, uma vez que estamos vendo que o nosso planeta é prejudicado por nossas ações. Por isso, a conscientização a respeito desse tema é muito positiva. Conscientizar uma criança sobre plantar árvores é plantar para o futuro”, sintetizou.

Leonardo quer aplicar as técnicas que aprendeu na palestra
Ahlvaro frisou que se trata da primeira muda que vai plantar
Miriam Neumann enfatizou que o evento é muito importante para os estudantes

Mais sobre o Projeto Repensar

O Projeto Repensar Meio Ambiente, Especial Escolas, é uma realização da Gazeta Grupo de Comunicações, com patrocínio de Corsan e governo do Rio Grande do Sul. A primeira etapa deste ano ocorreu em maio, com uma oficina de compostagem na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira. Em julho, o tema será Energia Limpa, em instituição que será definida pelos organizadores.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.