Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Aluno santa-cruzense obtém nota máxima em Olimpíada de Robótica

Foto: Alencar da Rosa

Marco Antônio de Oliveira, de 12 anos, gabaritou a prova teórica da competição científica nacional e agora projeta a fase prática, em São Leopoldo

Um jovem santa-cruzense atingiu a nota máxima na fase teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em 2023. Marco Antônio de Oliveira, de 12 anos, aluno do segundo ano do nível júnior da Escola de Ciência e Tecnologia Fuzzy, conquistou o feito inédito por meio do auxílio de seu professor, Michel Brum. A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras com o objetivo de estimular para as carreiras científico-tecnológicas, além de identificar jovens talentosos e promover maior conhecimento sobre a temática.

O interesse de Marco por tecnologia teve início aos 5 anos, quando começou a estudar sobre software. No momento, está aprendendo sobre a linguagem de programação Python. “A parte que eu mais gosto é programar, porque é possível transformar os robôs em algo vivo. Eles fazem o que você disser.” Sobre a prova, o aluno disse que estava confiante no resultado. “Eu achei que ia gabaritar porque minhas respostas eram claras. Estava esperando já e gostei muito da nota”, afirma Marco.

LEIA TAMBÉM: Escolas municipais de Venâncio Aires recebem novos kits de robótica

Publicidade

Professor de computação há mais de dez anos, Michel Brum afirma que é a primeira vez que um aluno seu acerta todas as questões da prova. Ele mostra orgulho pelo desempenho de Marco, que está há quatro anos na Fuzzy. “Ele estuda muito a parte de programação e robótica. O destaque dele é resultado de todo o esforço que vem fazendo durante esses anos”, expressa o docente. Agora, o objetivo é ir para a fase estadual, que ocorrerá em São Leopoldo, e garantir a vaga na etapa nacional, prevista para o período de 2 a 12 de outubro.

Michel aplica a modalidade teórica da prova da OBR para seus alunos desde 2014. A primeira ida à fase prática da olimpíada ocorreu em 2017. “É um desafio grande que exige treinamento dos alunos, além de calma e confiança. Desenvolver um protótipo é algo complexo”, explica. O foco do professor é incentivar seus alunos a buscarem mais conhecimento sobre ciências e tecnologia. “Procuro sempre incentivar os estudos, para que se tornem profissionais de sucesso.”

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.