É ouro! O aluno Eduardo Henrique Drumm de Menezes, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Mauá, obteve resultado de destaque e conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022. A competição estudantil ocorreu nos meses de agosto e setembro, em formato remoto, e contou com três milhões de inscritos entre estudantes do Ensino Médio, do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental. “Estamos muito felizes pela conquista de nosso aluno Eduardo. Este resultado é fruto do seu empenho e dedicação nos estudos”, destacou o diretor Geral, Nestor Raschen.
LEIA TAMBÉM: Colégio Mauá é campeão no xadrez e no atletismo na Onase
Apesar de já ter conquistado a medalha de ouro na olimpíada do ano passado e ter chegado à oitava premiação em Olimpíadas de Ciência, a atual edição foi especial. Isso porque Eduardo teve a prova discursiva considerada uma das dez melhores do país no nível do Ensino Médio. “Eu já havia participado no ano passado e também conquistei a medalha de ouro, mas não com um desempenho igual ao desse ano. Foi bastante importante não só ganhar a medalha, mas também participar de todas as fases. É uma oportunidade única vivenciar uma experiência diferente da sala de aula e isso agrega bastante para a vida acadêmica”, destacou Eduardo.
Publicidade
A Olimpíada Nacional de Ciências ocorreu em duas etapas. A primeira prova foi composta por 20 questões objetivas nas áreas de biologia, física, química, astronomia e história, com tempo máximo de realização de duas horas. Uma fase caracterizada não só pela dificuldade, mas também pelo curto tempo. “É uma etapa bastante desafiadora. Já a segunda fase, composta por duas questões discursivas de cada área, contava com vários itens a serem respondidos por questão. A dificuldade é bem maior se comparado com a primeira fase e o tempo continua sendo um fator bem importante”, completou o estudante.
LEIA TAMBÉM: Ginastas do Colégio Mauá estão entre as melhores do Rio Grande do Sul
E a medalha já foi para um lugar especial na casa do jovem. A entrega ocorreu na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, em Brasília, no dia 23 de novembro. Ao lado de Eduardo na premiação, entregue pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Cesar Rezende de Carvalho Alvim, esteve a professora, Mérion Marlise Linck, a quem ele atribui o aprendizado adquirido. “O que mais me motivou a participar foi a chance de botar em prática tudo que nos é ensinado na sala de aula. Só tenho a agradecer todo o apoio da professora Mérion e do colégio Mauá”, enfatizou o medalhista.
Publicidade
Gosto pela ciência vai virar profissão
E se depender de Eduardo, o gosto pela Ciência vai longe. “Pretendo seguir academicamente na área da Engenharia, mas com um enfoque em Computação, que também tem bastante ligação e aplicação nas Ciências”, projeta ele.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade