A Copa Brasil de Xadrez Escolar, realizada no último fim de semana, em São Gabriel, consagrou dois representantes santa-cruzenses com o título nacional de xadrez. Ao todo, 61 entidades e 150 estudantes classificados para a final representaram os estados de Amapá, Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Raykon Shizuka Taketa, categoria sub 10 masculino do Colégio Mauá e Luisa Helena Martins Nicknig, categoria sub 16 feminino do Colégio Goiás alcançaram a posição mais alta do pódio após dois dias de competição.
Para Raykon, o apoio da família foi fundamental :” Meu pai e minha mãe sempre me apoiaram e me senti seguro para controlar o nervosismo dessa competição. Estou muito feliz com esse título e confiante para os próximos torneios”. Luisa conta que realizou um sonho : ” Comemorei com meus pais a conquista desse título com muita felicidade. Sempre assistia essa competição de longe e dessa vez consegui a classificação para a final.”
O técnico de ambos, Flávio Henrique Schedler, avaliou como positivo a jornada : ” Muitas crianças de nossa cidade vão se inspirar e acreditar que também podem vencer campeonatos importantes. ” Com edições anteriores em Minas Gerais, Pernambuco e Brasília, a copa do Brasil de xadrez escolar organizada pela LBX, chegou ao Rio Grande do Sul. ” O nível técnico estava acima da média e nossos representantes tiveram que se defender bem antes de impor seu ritmo de jogo para aplicar o xeque mate”, avaliou o treinador.
Publicidade
Confira os resultados:
Sub 08 Masculino:
Leonardo Swarowsky Schaac – 9º Lugar
Alexandre da Costa Durigon – 5º Lugar
Sub 10 Masculino:
Raykon Shizuka Taketa – Campeão Brasileiro – 1º Lugar
Publicidade
Sub 12 Masculino:
Theodoro Mayer de Sá – 8º Lugar
João Pedro Moreira Fiorioli – 9º Lugar
Sub 14 Feminino:
Cândida Luísa Poetter – 12º Lugar
Sub 14 Masculino:
Breno Knak Baierle – 7º Lugar
Publicidade
Sub 16 Feminino:
Luisa Helena Martins Nicknig – 1º Lugar
Maria Carolina Hirsch – 7º Lugar