Categories: Regional

Aluno de Jacuizinho vence a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Foram conhecidos na terça-feira, 13, em cerimônia realizada no Auditório Elis Regina, em São Paulo, os 20 estudantes vencedores nacionais da quinta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada pela Fundação Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O aluno José Augusto Somavilla, da Escola Estadual Menino Jesus, de Jacuizinho, foi vencedor na categoria artigo de opinião com o texto “A semente do ouro”,  orientado pela professora Gisele da Rocha.

São cinco ganhadores em cada gênero literário – artigo de opinião, crônica, memórias literárias e poema – selecionados entre os 152 finalistas que viajaram à capital paulista. Vinte e oito professores foram premiados pelos melhores relatos de prática. Desde o lançamento desta edição, em fevereiro, até a tarde desta terça-feira, foram dez meses de envolvimento de alunos e docentes com a produção de texto, escrevendo sobre o tema “O lugar onde vivo”. O programa teve a adesão das redes públicas de ensino de todos os estados brasileiros e de 4.874 municípios e recebeu mais de 170 mil inscrições nas categorias literárias.

Ao todo, foram enviadas mais de 50 mil redações divididas em quatro gêneros literários, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio. Considerando as oficinas realizadas em sala de aula das quase 40 mil escolas inscritas, foram envolvidos mais de 5 milhões de estudantes.

Publicidade

 

 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.