A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia (Sict), divulgou os nomes dos agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2023, selecionados com a participação do comitê de assessores científicos da Fapergs e do comitê especial. A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi representada pelo estudante Nikolas Mateus Pereira de Souza, que levou o prêmio na categoria Jovem Pesquisador em Graduação.
Com o tema Ciência e inovação: alicerces do futuro, o Prêmio Pesquisador Gaúcho visa reconhecer o trabalho de estudiosos e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. O propósito é incentivar a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade.
LEIA TAMBÉM: Unisc sobe cerca de 100 posições em ranking de melhores universidades da América Latina
Publicidade
Nikolas tem 23 anos, mora em Santa Cruz do Sul, mas é natural de Taquari. Ele é aluno Prouni do Curso de Medicina da Unisc. Desenvolve pesquisas como bolsista de iniciação científica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Pesquisa (Pibiti-CNPQ), vinculadas aos projetos coordenados pelo professor Alexandre Rieger: “Novas tecnologias e identificação de biomarcadores para condições sensíveis à atenção primária em saúde”; e “Investigação analítica em biofluidos de novos biomarcadores metainflamatórios”.
“O objetivo dos nossos projetos é desenvolver métodos analíticos rápidos, de baixo custo, sem reagentes e não invasivos para serem aplicados na triagem, diagnóstico ou como ferramenta prognóstica de condições sensíveis à atenção primária em saúde. Essas condições incluem principalmente doenças inflamatórias crônicas de origem metabólica, como diabetes, obesidade, dislipidemia e síndrome metabólica”, explica Nikolas.
LEIA TAMBÉM: Projeto compartilha vivências com alunos da Medicina
Publicidade
No entanto, segundo ele, também é possível investigar o potencial do método para triagem do câncer de mama. Nesse caso, até o momento, conforme o bolsista, já foram obtidos resultados satisfatórios que poderão ser empregados em breve.
Sobre ser premiado como jovem pesquisador, Nikolas diz que sempre teve na pesquisa uma grande paixão e um refúgio. “Desenvolver projetos que efetivamente têm potencial de serem aplicados na prática é um grande objetivo para qualquer pesquisador”, disse.
Para o jovem, receber uma premiação que reconhece sua trajetória e contribuições é um incentivo para seguir em atividade. “Sempre sigo a perspicaz frase de Richard Feynman, ganhador do prêmio Nobel de física de 1965: ‘Estude muito o que mais lhe interessa da maneira mais indisciplinada, irreverente e original possível’”.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.