Muito estudo, dedicação e boas notas foram impulsionadores para que a sinimbuense Stefani Iasmin Wagner, 18 anos, conquistasse uma vaga no Studienkolleg. Trata-se de um curso preparatório de um ano para o ingresso de estudantes estrangeiros em universidades da Alemanha.
A jovem, que concluiu o Ensino Médio no Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, em 2020, inicia os estudos em agosto deste ano na cidade de Mettingen – preparação para um exame de admissão no curso de Arquitetura a partir de 2022.
“Para o Colégio Mauá, é um grande orgulho ver uma aluna alcançar tão grande resultado, garantindo seus estudos na Alemanha”, salienta o diretor do Mauá, Nestor Raschen. A professora Marlise Müller explica que a possibilidade de estudar em uma universidade alemã é viável mediante parceria entre o Goethe Institut e o Colégio Mauá.
Publicidade
Os alunos podem realizar provas de proficiência no idioma em diversos níveis, bem como podem se candidatar a uma vaga ao Studienkolleg através de uma prova aplicada pela entidade no próprio colégio. “A Stefani alcançou o seu objetivo graças ao seu empenho e dedicação nos estudos de Língua Alemã desde o Ensino Fundamental até o final do Médio, participando das aulas e de todos os eventos promovidos pela área com merecido destaque”, ressalta.
Para Stefani, o 3º ano do Ensino Médio foi, para ela e tantos outros alunos, um ano decisivo. “Em meio a uma pandemia e várias possibilidades, tomei a decisão de que queria estudar Arquitetura na Alemanha, especificamente através do Studienkolleg”, destaca. De acordo com o seu desempenho na prova final, ela poderá candidatar-se a qualquer universidade alemã, mas ainda não definiu em qual.
“Além de estudar, quero conhecer as principais cidades da Alemanha e visitar meus familiares e amigos, claro, depois que o cenário da pandemia melhorar. No futuro, após concluir minha faculdade, pretendo voltar para o Brasil com novas perspectivas e poder aplicar o que estudei e as experiências que tive ajudando a comunidade local”, frisa.
Publicidade
INTERESSE PELO IDIOMA
Stefani conta que o interesse pela língua alemã tem relação com a descendência da sua família e a cultura da sua cidade natal, Sinimbu, onde começou a ter aulas de alemão em 2009, no 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2018, ela escolheu o Colégio Mauá para dar continuidade aos estudos no Ensino Médio, onde participou de atividades e competições ligadas ao idioma.
“Fiquei muito feliz por poder usar essas conquistas como referência ao me candidatar e receber essa aprovação, como resultado de vários anos de dedicação e estudo. Agradeço a todos que participaram dessa caminhada”, salientou. A jovem espera que a experiência contribua para seu desenvolvimento profissional e possa conhecer pessoas de culturas diferentes.
Publicidade
Segundo os pais da estudante, Claus e Adriane Wagner, além das atividades curriculares, ela sempre se dedicou à música e à língua alemã. “Para nós, é um orgulho compartilhar essa conquista com ela. Desejamos que seja muito feliz em suas escolhas e tenha inúmeras realizações nesta nova caminhada”, afirma Claus.
This website uses cookies.