Categories: Regional

Aluna de escola pública, santa-cruzense é aceita por universidades na Alemanha

Ao mesmo tempo em que tem a oportunidade de viver um sonho, Amanda Bergel, de 21 anos, sente-se desafiada. Em outubro, a santa-cruzense ingressa no ensino superior na universidade de Hamburg, na Alemanha. Estudante de escola pública, a jovem foi aprovada ainda em outras duas instituições no exterior – de Osnabrücke e de Lübeck. Na escolhida, vai cursar algo semelhante à Administração e Economia. No entanto, a conquista só foi possível pela dedicação de Amanda enquanto estudava em Santa Cruz do Sul, nas escolas Luiz Schroeder e Ernesto Alves, e pelo período de preparação que passou no país germânico.

O desejo de morar na Alemanha surgiu durante uma viagem que fez, em 2012, com o grupo de língua alemã, de uma oficina da escola Luiz Schroeder. Segundo a professora do idioma, Luciani Maria Klemz, algumas alunas fariam 15 anos e preferiram viajar ao invés da tradicional festa de debutante. “Então sugeriram fazer uma viagem cultural para a Alemanha. Visitamos13 cidades, em um mês”, conta.

Com o retorno ao Brasil, Amanda definiu seus planos e intensificou os estudos para aprimorar a língua estrangeira. Ao finalizar o ensino médio, entrou em um programa de Au Pair e seguiu para Hamburg para trabalhar como babá. Em troca, a família que a recebeu viabilizou seus cursos. Como o programa tinha duração de um ano, após encerrar a atividade, investiu na preparação para ingresso em uma universidade. Para isso, contou com o apoio das duas famílias – a de sangue e a de coração, que continuou auxiliando financeiramente a garota.

Publicidade

Depois de dois anos, que contaram ainda com uma passagem pela escola para estrangeiros, a qual proporciona um quarto ano do ensino médio que temos no Brasil, Amanda alcançou o resultado esperado. Além da aprovação no ensino superior, ela volta no próximo dia 20 com mais um motivo para comemorar: já tem uma proposta de emprego em um restaurante. Entretanto, a jovem diz que serão poucas horas de trabalho, já que terá que correr contra o tempo para conseguir acompanhar todas as atividades. “Se para os alemães já é difícil, acredito que para mim será mais ainda. Vou ter que me esforçar bastante”.

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.