Aline Silva

Alô comunidade: “semana intensa”

A cada semana o Alô expande horizontes e se adapta para trazer informações relevantes para a comunidade. Nos últimos dias não foi diferente. Tivemos entrevistas que envolveram desde questões sociais até a importância do agronegócio presente na Expoagro Afubra, que encerrou a edição deste ano nessa sexta-feira, 28.

Na segunda-feira, 24, em estúdio da Gazeta FM 107,9, recebemos a santa-cruzense Adriele Vargas, criadora do projeto Tem autista no mar. Tia de duas crianças autistas, a vivência e os desafios compartilhados com os familiares, foram as molas propulsoras para a criação do projeto. Durante as férias da família no Litoral, ela viu o quanto é difícil para pais e crianças com espectro poderem usufruir do local sem os olhares de julgamento. Ela explica, que muitos autistas têm a aparência saudável, não sendo possível perceber o distúrbio de neurodesenvolvimento. Caso do sobrinho de cinco anos dela. Frente às dificuldades, resolveu agir e elaborar propostas na busca de qualidade e segurança destas famílias, principalmente em momentos de lazer, como férias na praia. Assim “nasceu” o projeto Tem autista no mar. O objetivo é implantar no Litoral formas de identificação e atendimento digno e humanizado de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista. Hoje, os autistas são identificados por meio de um cordão com crachá. Já o projeto de Adriele apresenta outras três formas de identificação de famílias com autistas na área pública da faixa de areia: um bracelete lavável, bandeiras a serem fixadas na areia ou guarda-sol com cores e símbolos de identificação do autismo.

Adriele (última à direita) apresentou a proposta ao Estado e à Prefeitura de Torres

LEIA TAMBÉM: Um olhar para as boas inciativas

Publicidade

A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul foi nosso Alô de terça-feira, 25. Ao lado do colega, Willian Thiel visitei a unidade da Rua Venâncio Aires. Observamos de perto o trabalho de triagem realizado pelos cooperados e conversamos sobre os projetos da cooperativa. A Mari Poeckel (coordenadora de finanças) e o Uilian Mendes (coordenador administrativo), nos receberam e explicaram sobre os processos. Durante nossa presença, e divulgação dos canais de contato, eles receberam mensagens dos ouvintes da Rádio Gazeta FM 107,9 questionando como poderiam proceder com materiais a serem entregues para reciclagem. Imediatismo que só a rádio nos proporciona.

O Uilian citou um projeto que sairá do papel em 2025, com a presença mais efetiva nos bairros de Santa Cruz. Intitulado Conscientiza Bairro foi elaborado para estimular a sustentabilidade, promover a reciclagem e educação ambiental. A primeira atividade ocorre no dia 12 de abril, no Bairro Santo Inácio, na Praça Hainsi Gralow, a partir das 8 horas. Na oportunidade, haverá ações de educação ambiental através de folders, informações, drive-thru e recolhimento de resíduos. A Coomcat também busca por mais colaboradores. Para saber e conhecer um pouco mais sobre o trabalho exemplar que a turma executa, você pode comparecer na matriz ou filial, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, ou através do WhatsApp (51) 99999 8216. Recicle! É importante para você e para o planeta.

LEIA TAMBÉM: Alô comunidade: “estamos nas ruas”

Publicidade

O restante da semana foi um tanto diferente! Montamos nosso QG no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. De quarta a sexta, o Alô Comunidade foi direto da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. No primeiro dia, conversamos com a gerente de RH da Profigen, Juliana Ávila.

Ela coordena o programa Mulheres Girassol. A iniciativa surgiu como um projeto e com o efeito positivo, tornou-se um programa de responsabilidade social que evidencia o protagonismo feminino. Palestras, encontros e outras atividades são proporcionadas para mulheres que atuam na safra, uma média de 600, a cada etapa. Questões relacionadas à saúde, autocuidado, liderança também integram as ações. Juliana ressaltou que as mulheres são, na grande maioria, os pilares das famílias, são as que cuidam, mas esquecem de se cuidar. O programa fomenta o autoamor e as faz lembrar de que são poderosas e merecem respeito!

LEIA TAMBÉM: Tô chegando…

Publicidade

O deputado Eduardo Loureiro (PDT), esteve no Parque na quinta-feira, 27. Em sua visita cortesia ao nosso estande, aproveitou para falar de suas impressões e ainda das projeções direcionadas ao Vale do Rio Pardo. Da região de Santo Ângelo, ficou bastante impressionado com a organização e diversificação da feira. Na caminhada pelo parque, ouviu demandas e prometeu um olhar mais apurado para a região. Fez questão de ressaltar que este é o papel fundamental de um parlamentar, olhar o Estado como um todo. Na oportunidade, falou sobre a lei de sua autoria – a Lei Gaúcha Pró-Autismo que deu origem ao Programa TEAcolheRS. O programa fez com o que o Estado se tornasse o pioneiro na criação de políticas públicas voltadas às pessoas com autismo.

LEIA TAMBÉM: Ao mundo, palavras…

Fechamos o especial Expoagro Afubra com um giro pelo pavilhão das agroindústrias. Primeiro eu e o colega Jaime Friedrich nos ambientamos, trocamos algumas ideias com os expositores e degustamos algumas delícias. Depois, com o auxílio do Expedito Engling, produzimos material em áudio e vídeo para veiculação. Começamos pela agroindústria Sítio da Esperança, de Barão do Cotegipe, município próximo a Erechim. Os queijos desse lugar têm um sabor ímpar. Trouxeram quatro tipos – colonial, maturado na cachaça, maturado no vinho e o maturado com azeite de oliva (de Encruzilhada do Sul) e urucum. O saldo foi tão positivo, que nessa sexta já não havia mais queijo colonial para comercialização. No entanto, os demais pudemos provar. Queijos cremosos e saborosos, daqueles que derretem na boca. Na classificação “Aline” de queijos, elegi o Bendito (maturado na cachaça) como o melhor! Seguido pelo Maragato (maturado em azeite de oliva e urucum) e o de vinho na terceira colocação. Este foi meu ranking. Lembrando que sou especialista só em comer mesmo! Por lá falamos com a turma da família Sehnem, de Santa Cruz, com suas cucas. Agroindústria de Rio Pardo, Apromilk, com iogurtes e sorvetes e até produtos sem glúten e lactose pudemos experimentar.

Publicidade

O convite para fechar este Alô Comunidade é: Visite a Expoagro, pelo menos uma vez na vida, vá até lá! Este ano acabou, mas em 2026 tem mais! Até a próxima, pessoal!l

LEIA MAIS COLUNAS DE ALINE SILVA

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.