A cada semana o Alô expande horizontes e se adapta para trazer informações relevantes para a comunidade. Nos últimos dias não foi diferente. Tivemos entrevistas que envolveram desde questões sociais até a importância do agronegócio presente na Expoagro Afubra, que encerrou a edição deste ano nessa sexta-feira, 28.
Na segunda-feira, 24, em estúdio da Gazeta FM 107,9, recebemos a santa-cruzense Adriele Vargas, criadora do projeto Tem autista no mar. Tia de duas crianças autistas, a vivência e os desafios compartilhados com os familiares, foram as molas propulsoras para a criação do projeto. Durante as férias da família no Litoral, ela viu o quanto é difícil para pais e crianças com espectro poderem usufruir do local sem os olhares de julgamento. Ela explica, que muitos autistas têm a aparência saudável, não sendo possível perceber o distúrbio de neurodesenvolvimento. Caso do sobrinho de cinco anos dela. Frente às dificuldades, resolveu agir e elaborar propostas na busca de qualidade e segurança destas famílias, principalmente em momentos de lazer, como férias na praia. Assim “nasceu” o projeto Tem autista no mar. O objetivo é implantar no Litoral formas de identificação e atendimento digno e humanizado de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista. Hoje, os autistas são identificados por meio de um cordão com crachá. Já o projeto de Adriele apresenta outras três formas de identificação de famílias com autistas na área pública da faixa de areia: um bracelete lavável, bandeiras a serem fixadas na areia ou guarda-sol com cores e símbolos de identificação do autismo.

LEIA TAMBÉM: Um olhar para as boas inciativas
Publicidade
A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul foi nosso Alô de terça-feira, 25. Ao lado do colega, Willian Thiel visitei a unidade da Rua Venâncio Aires. Observamos de perto o trabalho de triagem realizado pelos cooperados e conversamos sobre os projetos da cooperativa. A Mari Poeckel (coordenadora de finanças) e o Uilian Mendes (coordenador administrativo), nos receberam e explicaram sobre os processos. Durante nossa presença, e divulgação dos canais de contato, eles receberam mensagens dos ouvintes da Rádio Gazeta FM 107,9 questionando como poderiam proceder com materiais a serem entregues para reciclagem. Imediatismo que só a rádio nos proporciona.
O Uilian citou um projeto que sairá do papel em 2025, com a presença mais efetiva nos bairros de Santa Cruz. Intitulado Conscientiza Bairro foi elaborado para estimular a sustentabilidade, promover a reciclagem e educação ambiental. A primeira atividade ocorre no dia 12 de abril, no Bairro Santo Inácio, na Praça Hainsi Gralow, a partir das 8 horas. Na oportunidade, haverá ações de educação ambiental através de folders, informações, drive-thru e recolhimento de resíduos. A Coomcat também busca por mais colaboradores. Para saber e conhecer um pouco mais sobre o trabalho exemplar que a turma executa, você pode comparecer na matriz ou filial, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas, ou através do WhatsApp (51) 99999 8216. Recicle! É importante para você e para o planeta.

LEIA TAMBÉM: Alô comunidade: “estamos nas ruas”
Publicidade
O restante da semana foi um tanto diferente! Montamos nosso QG no Parque da Expoagro Afubra, em Rincão Del Rey, Rio Pardo. De quarta a sexta, o Alô Comunidade foi direto da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. No primeiro dia, conversamos com a gerente de RH da Profigen, Juliana Ávila.

Ela coordena o programa Mulheres Girassol. A iniciativa surgiu como um projeto e com o efeito positivo, tornou-se um programa de responsabilidade social que evidencia o protagonismo feminino. Palestras, encontros e outras atividades são proporcionadas para mulheres que atuam na safra, uma média de 600, a cada etapa. Questões relacionadas à saúde, autocuidado, liderança também integram as ações. Juliana ressaltou que as mulheres são, na grande maioria, os pilares das famílias, são as que cuidam, mas esquecem de se cuidar. O programa fomenta o autoamor e as faz lembrar de que são poderosas e merecem respeito!
LEIA TAMBÉM: Tô chegando…
Publicidade
O deputado Eduardo Loureiro (PDT), esteve no Parque na quinta-feira, 27. Em sua visita cortesia ao nosso estande, aproveitou para falar de suas impressões e ainda das projeções direcionadas ao Vale do Rio Pardo. Da região de Santo Ângelo, ficou bastante impressionado com a organização e diversificação da feira. Na caminhada pelo parque, ouviu demandas e prometeu um olhar mais apurado para a região. Fez questão de ressaltar que este é o papel fundamental de um parlamentar, olhar o Estado como um todo. Na oportunidade, falou sobre a lei de sua autoria – a Lei Gaúcha Pró-Autismo que deu origem ao Programa TEAcolheRS. O programa fez com o que o Estado se tornasse o pioneiro na criação de políticas públicas voltadas às pessoas com autismo.

LEIA TAMBÉM: Ao mundo, palavras…
Fechamos o especial Expoagro Afubra com um giro pelo pavilhão das agroindústrias. Primeiro eu e o colega Jaime Friedrich nos ambientamos, trocamos algumas ideias com os expositores e degustamos algumas delícias. Depois, com o auxílio do Expedito Engling, produzimos material em áudio e vídeo para veiculação. Começamos pela agroindústria Sítio da Esperança, de Barão do Cotegipe, município próximo a Erechim. Os queijos desse lugar têm um sabor ímpar. Trouxeram quatro tipos – colonial, maturado na cachaça, maturado no vinho e o maturado com azeite de oliva (de Encruzilhada do Sul) e urucum. O saldo foi tão positivo, que nessa sexta já não havia mais queijo colonial para comercialização. No entanto, os demais pudemos provar. Queijos cremosos e saborosos, daqueles que derretem na boca. Na classificação “Aline” de queijos, elegi o Bendito (maturado na cachaça) como o melhor! Seguido pelo Maragato (maturado em azeite de oliva e urucum) e o de vinho na terceira colocação. Este foi meu ranking. Lembrando que sou especialista só em comer mesmo! Por lá falamos com a turma da família Sehnem, de Santa Cruz, com suas cucas. Agroindústria de Rio Pardo, Apromilk, com iogurtes e sorvetes e até produtos sem glúten e lactose pudemos experimentar.
Publicidade

O convite para fechar este Alô Comunidade é: Visite a Expoagro, pelo menos uma vez na vida, vá até lá! Este ano acabou, mas em 2026 tem mais! Até a próxima, pessoal!l
LEIA MAIS COLUNAS DE ALINE SILVA
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade