Alternativa para pacientes que relutam em utilizar os aparelhos convencionais, a Scheu Dental – fabricante alemã de aparelhos ortodônticos com mais de 90 anos de atuação – amplia suas atividades no Brasil firmando parceria com a CA – Clear Aligner para o desenvolvimento de uma nova técnica de alinhadores ortodônticos e acessórios capazes de produzir correções dentárias discretamente, sem comprometer a estética dos pacientes.
Com alinhadores transparentes, removíveis e mais higiênicos, a técnica pode ser usada em casos ortodônticos de pequena a alta complexidade, assim como para o processo de retenção e recidiva.
De acordo com o diretor técnico e clínico da CA – Clear Aligner do Brasil, Dr. Rolf Faltin, os alinhadores são adequados para a correção dos dentes apinhados, fechamento de espaços, expansão e contração, intrusões, mordidas abertas, mordidas cruzadas, retenção e recidivas, entre outras aplicações. No mundo, mais de 100 mil casos já foram tratados com os alinhadores nos últimos 3 anos.
Publicidade
Fabricados com placas termoplásticas, a partir de polímeros especiais o que garante um material extremamente leve e muito transparente, os alinhadores são mais confortáveis e garantem uma movimentação eficiente, uma vez que a técnica adotada está baseada na utilização de um trio de alinhadores por mês com espessuras diferentes – Soft, Medium e Hard – o que permite ter até 1 mm/mês em termos de movimentação por dente.
Ponto importante para a segurança dos pacientes, os alinhadores não apresentam qualquer risco à saúde, uma vez que não possuem em sua composição substâncias como o Bisfenol A e a Vinclozolina, compostos químicos que podem ser encontrados em plásticos.
Recomendados em 80% dos casos clínicos por dentistas, eles são indicados para todas as idades, tanto para homens como para as mulheres. Outro diferencial do sistema é que, os alinhadores são produzidos de três em três etapas. Dessa forma, a cada três meses o doutor realiza um novo modelo em gesso ou encaminha um novo arquivo digital, realizado via escaneamento intra-bucal. Isso possibilita que o dentista tenha total controle do tratamento, permitindo, inclusive, alterações durante o andamento do caso. “Como são finos e transparentes seu uso é quase imperceptível. Porém, para o sucesso de qualquer tratamento é preciso o empenho do paciente. Ele é muito mais confortável e higiênico que os tradicionais, mas precisam ser utilizados constante e diariamente”, explica Dr. Rolf Faltin.
Publicidade
Os alinhadores também são aparelhos e mais higiênicos porque são removíveis, permitem ao paciente retirar para se alimentar e realizar a escovação e a passagem do fio nos dentes sem dificuldades. Outro benefício é que a técnica promove menos lesões ao tecido de sustentação dos dentes quando comparado a outros, além de apostar no conforto do paciente ao dispensar o braquetes e fios, o que garante um tratamento totalmente estético para o paciente.