No último dia 26, a Aliança Santa Cruz completou 122 anos. Sua fundação remonta a 26 de abril de 1896. O primeiro presidente foi Guilherme Hansel, que permaneceu no comando por quatro anos.
Em 1854, quando foram demarcados os lotes do futuro povoado de Santa Cruz, a Igreja Católica recebeu a gleba onde fica a Catedral (antes, era a Matriz). Nos domingos, os colonos vinham para as missas e permaneciam na área em volta, trocando e vendendo mercadorias.
Para abrigar esse povo, foi erguido um pavilhão à direita da antiga Matriz. A construção foi o embrião da sociedade. Até hoje, não existe muro na divisa do clube (fundos) e da Catedral. Conta-se que, antigamente, alguns padres participavam dos jogos de cartas nos fins de semana. Quando batia o sino para a missa dominical, às 6 horas da manhã, eles saíam pela porta dos fundos da Aliança e entravam direto na Matriz para a celebração.
Publicidade
Como o pavilhão tornou-se pequeno, a comunidade católica decidiu erguer um novo prédio. Em 1898, o padre Francisco Schleipen, responsável pelas obras na arquidiocese, veio a Santa Cruz e deu todas as orientações para a construção.
Em janeiro de 1899, em meio a uma grande festa, o bispo de Porto Alegre, dom Cláudio Pôncio de Leão, procedeu à bênção da pedra fundamental. O edifício, de dois pisos, ficou pronto em abril de 1900.
O salão era enorme para a época e podia abrigar até 2 mil pessoas. Todos os grandes acontecimentos da cidade eram realizados na Aliança Cathólica. A primeira projeção de cinema, em 26 de janeiro de 1902, foi no novo espaço e reuniu centenas de pessoas.
Mesmo que houvesse uma diretoria civil, o presidente de honra da Aliança era um padre. Apenas em 1964 ela rompeu seus vínculos religiosos e seu nome mudou para Aliança Santa Cruz.
Publicidade
Nos bailes de antigamente, o padre tinha lugar reservado no camarote que existia no salão. Dali, controlava os dançarinos. Se julgasse que alguém estava faltando com o respeito, pedia a algum membro da diretoria para alertar o casal.
Colaborou: Clóvis Haeser
Guilherme Hansel: primeiro presidente
Publicidade
This website uses cookies.