O Grêmio ficou no empate em 1 a 1 na noite dessa segunda-feira, 22, no gramado sintético do Estádio Passo D’Areia, em jogo recuperado pela terceira rodada do Gauchão. O resultado recolocou o Tricolor na liderança da competição.
Apesar das dificuldades impostas na partida, Alexandre Mendes aprovou a atuação dos garotos gremistas. “Tivemos algumas dificuldades de construção, principalmente no centro do campo, mas no geral a equipe foi muito bem. Acabamos tentando explorar os lançamentos dos zagueiros em virtude do sistema defensivo do São José jogar com linhas muito baixas. Tentamos explorar as inversões de jogo e a velocidade dos extremas”, avaliou.
Como o Grêmio tinha dificuldades para criar chances de perigo por meio da troca de passes rápida, em alguns momentos foi possível acompanhar as subidas dos zagueiros Rodrigues e Ruan. Segundo Mendes, a estratégia é treinada para que Darlan fique com a bola para armar o jogo. “Isso é treinado. Quando faz uma linha de três com o volante central por dentro ou pelo lado, libera a ação de um dos zagueiros para aproximar na linha ofensiva. Isso ocorreu com o Darlan. Conseguimos empurrar os laterais deles para trás, o que libera o avanço do zagueiro. É treinado e eles têm feito muito bem”, explicou.
Publicidade
O planejamento do Grêmio deve manter os garotos da base nas próximas partidas – contra o Juventude e o Pelotas nas rodadas seguintes. “Quem se apresentou hoje (segunda) vai passar pelas avaliações. É precoce botar um jogador inativo há 10 dias para jogar um jogo decisivo. Acho que vamos contar com esse grupo que vem jogando. Apesar disso, eles têm que passar pelo departamento médico para ver com quem poderemos contar. Acho que quase todos vão estar aptos para jogar”, complementou.
Léo Chú pode ser punido após expulsão
Uma cena inusitada aconteceu na noite de segunda-feira durante a partida entre São José e Grêmio, válida pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho. O atacante Léo Chú foi expulso após receber dois cartões amarelos por simulação. O jogador tentou enganar o árbitro Douglas Schwengber da Silva em duas ocasiões e foi mais cedo para o vestiário. As duas tentativas de forjar uma penalidade foram na segunda etapa. Os lances são parecidos. Léo Chú entra na área driblando e simula o contato.
Publicidade
Após a partida, o auxiliar técnico Alexandre Mendes afirmou que conversaria com o atacante, que poderá ser punido internamente. Léo Chú tem 20 anos e tenta se firmar no time de Porto Alegre. “Tem as cartilhas do Renato (Gaúcho, técnico do Grêmio). Possivelmente, a partir de uma análise mais criteriosa, a gente vai poder direcionar o jogador. Se a marcação foi correta, ou teve a simulação, o atleta vai ser punido. O caminho é esse. Orientar, direcionar e, se for o caso, punir”, disse Mendes.