A partir de 2025, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre contará também com um santa-cruzense. Trata-se de Alexandre Bublitz (PT), médico natural da cidade do Vale do Rio Pardo, mas que se elegeu para seu primeiro mandato na capital gaúcha. Com 7.144 votos nas eleições do último domingo, 6, ele foi um dos cinco candidatos de seu partido a conquistarem uma vaga no Legislativo.
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o santa-cruzense, filho de Ivan e Elisabeta Bublitz e irmão de da jornalista Juliana Bublitz, alegou estar muito feliz e surpreso com o resultado, visto que foi sua primeira vez concorrendo a um cargo público. “É muito graças ao trabalho muito bonito que a gente tem feito em Porto Alegre, sobretudo junto aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde na cidade, tentando ajudar e melhorar um pouquinho a atenção básica e o SUS. Estar hoje na Câmara de Vereadores acabou sendo consequência de uma caminhada que já vem de muitos anos”, avalia.
LEIA TAMBÉM: Presidente do PL avalia resultado das urnas como “uma grata surpresa”
Publicidade
Nascido em 1987 em Santa Cruz do Sul, Alexandre deixou a cidade aos 17 anos para buscar a graduação em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. Desde então, mora na capital, onde hoje atua como pediatra, além de ser professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) em São Leopoldo. No entanto, sempre volta a Santa Cruz para visitar a família.
O vereador eleito destaca que sempre trabalhou na saúde pública, e em seu mandato atuará pela valorização do Sistema Único de Saúde (SUS). Como médico, Alexandre também atuou em ações humanitárias. Passou oito meses na Nigéria, atendendo refugiados de guerra, em sua maioria mulheres e crianças, muitas vezes atingidos pela desnutrição, malária e cólera. Em 2023, também participou de uma ação junto a indígenas Yanomami, na Amazônia.
LEIA TAMBÉM: Saiba quantos votos recebeu cada candidato a vereador de Santa Cruz
Publicidade
Expectativas
Mesmo durante o mandato de vereador, Alexandre confirma que seguirá atuando como médico pediatra e como professor na Unisinos. Ele avalia como importante seguir trabalhando ao lado do povo. Devido a sua atuação profissional, o parlamentar terá a saúde como foco de sua legislatura. Ele conta que reuniu um grupo de pessoas ligadas à área para debater formas de recuperar esse atendimento em Porto Alegre, o que também acarretaria em uma possível melhora no restante do estado.
O vereador se diz esperançoso, mas frisa que a realidade é difícil. Ele considera que a saúde esteve em crise nos últimos anos, com o fechamento de leitos hospitalares em diversas emergências, o que provocou superlotações, sobretudo no período da pandemia. Além disso, Alexandre avalia que a política está em um momento muito difícil, e trabalhará para mudar essa realidade se aproximando mais das pessoas. “É possível ter uma nova política, que realmente respeite as pessoas, que seja mais humana. Que traga a teoria, o conhecimento, mas também a prática e a questão de estar junto da população”, frisa.
Colaborou Aline Silva
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade