Política

Alex Knak defende uso de tecnologia e foco na saúde

Alex Knak (MDB) completou o cronograma de entrevistas dos candidatos a vice-prefeito de Santa Cruz do Sul realizado nesta semana pela Rádio Gazeta FM 107,9. Em conversa com o jornalista Ronaldo Falkenback, ele defendeu a adoção da tecnologia para resolver problemas de diferentes áreas do município, além de uma atenção especial à saúde, com a intenção de criar um espaço para centralizar os atendimentos.

Casado com Catarine Silva e pai do Lorenzo, o candidato nasceu e ainda mora no Bairro Pedreira. Na educação básica passou pela Escola Adventista do 7º Dia, em Taquara, retornando a Santa Cruz, onde concluiu o Ensino Médio. Depois disso morou em San Diego, na Califórnia (Estados Unidos), fez Direito na Unisc e empreendeu no ramo de entretenimento. Filiou-se ao MDB aos 14 anos. “Lá em casa a gente escolhe o time de futebol, mas já nasce emedebista”, brincou.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa vai mostrar como está a corrida pela Prefeitura de Santa Cruz

Publicidade

Contou que iniciou as tratativas com Sérgio Moraes em 2022. Ainda lembrou que começou a fiscalizar o atual governo e teria encontrado irregularidades. Diante disso, disse que encaminhou apontamentos para a administração. “Pena que a prefeita não ouviu meus apontamentos, que vieram a fazer parte da Operação Controle, que envergonha a todos nós”, destacou.

A partir disso, surgiu uma grande amizade com Moraes, que já não tinha interesse em voltar às disputas eleitorais, mas acabou convencido por integrantes do MDB, PL, PDT. “Foi demorado esse trâmite, mas conseguimos convencer o Sérgio e que é preciso resgatar, porque o atual [governo] envergonha a sociedade.” Moraes topou o desafio, mas Knak tinha que ser o vice.

O que ele disse

  • PAPEL COMO VICE
    “Fui secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, ganhei uma bagagem incrível, aprendi muito com os servidores municipais, que nos ajudaram a entregar um trabalho de excelência. Como vereador, foi para lapidar o Alex, sendo muito proponente, com políticas públicas para a sociedade, com debates calorosos com o então prefeito Telmo [Kirst], que foi deputado constituinte. Então foi uma evolução como político, mas sempre com respeito, porque foi o prefeito Telmo quem me deu oportunidade de ser secretário. As pessoas muitas vezes não entendem a função do vereador, mas além de proponente, defendi o erário e tive trabalho fiscalizatório.
    Me sinto muito preparado para estar ao lado do Sérgio. O único pedido que fiz é que não queria ser secretário. Nos últimos dois governos, os vices foram secretários e deu problema. Quero ser vice para ajudar como um todo, circular pelas secretarias e ver de que maneira podemos ajudar as pessoas. Tem temas importantes como da mobilidade, obras, esse atendimento do interior, quero estar bem presente. Não sou expert na educação, mas já me cerquei de pessoas que entendem e quero preparar os jovens para o mercado de trabalho.”
  • PLANO DE GOVERNO
    “Uma das maiores prioridades é a saúde. O prefeito [Sérgio] tem trabalhado forte em cima disso. É o nosso carro-chefe. Não adianta a cidade estar bonita, pintadinha se não houver o atendimento na saúde, que supra a expectativa. Hoje ocorre peregrinação, e muita gente procura agentes políticos e pede por favor por atendimento. O Sérgio tem esse sentimento de que as pessoas precisam ser atendidas quando o assunto é saúde. Ele é muito humano e atende a todos, indiferentemente de classe.”
  • SAÚDE
    “A ideia é centralizar os atendimentos em um ambiente. Muitas pessoas que procuram o atendimento são humildes. Muitas vezes, ficar deslocando para vários espaços gera custo. Vamos construir uma central municipal de saúde, com atendimento mais humanizado para a pessoa que precisa de saúde pública eficiente.”
  • MOBILIDADE URBANA
    “Está engessada. Faltam ações inteligentes para melhorar o direito de ir e vir. Temos em nossos planos a instalação de rotatórias, criação de mãos únicas, diminuindo os conflitos e facilitando o deslocamento das pessoas. Tive a oportunidade de estar com o Sérgio e grupo de técnicos de trânsito buscando solução para criar uma terceira via de acesso à parte alta da cidade, e isso já está desenhado.”
  • ESTACIONAMENTO
    “O Centro está lindo, maravilhoso, mas quando perde estacionamento prejudica o comércio local. Então queremos colocar em prática projeto que foi votado na Câmara incentivando os empreendedores a investirem em edifício garagem, fazer edital de licitação ou sentar com o Consepro para fazer um estacionamento rotativo que funcione. Estivemos com o pessoal do Gauten. Queremos envolvê-los, criar um aplicativo que aponte a vaga disponível para que não fique rodando à procura.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.