A Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebeu alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com previsão de tempestades para esta sexta-feira, 18, em praticamente todas as regiões do Estado: Sudoeste, Sudeste, Noroeste, Nordeste, Metropolitana e Centro Rio-grandense. A AES Sul divulgou nota informando que os temporais podem ocorrer já na noite desta quinta, 17, segundo a previsão encomendada para a Simepar.
Estão previstas chuvas intensas, de até 100 milímetros por dia, com possibilidade de queda de granizo e descargas elétricas, e ventos de até 100 quilômetros por hora. Em decorrência disso, podem ocorrer estragos, como queda de galhos de árvores, alagamentos e falta de energia elétrica. Situações de risco devem ser informadas à Defesa Civil pelo telefone 199.
Atingidos nos últimos dias
Publicidade
Até o momento, 15 municípios registraram danos, em decorrência dos eventos climáticos dos últimos dias. Na Fronteira Oeste, devido à cheia do Rio Uruguai, duas localidades estão com pessoas fora de suas casas. Em São Borja, 45 famílias estão desalojadas, e em Uruguaiana, três estão desabrigadas. A Defesa Civil estadual segue com suas equipes regionais prestando suporte aos afetados, com ajuda humanitária e apoio técnico.
Os municípios atingidos pelos últimos eventos são os seguintes: Gramado dos Loureiros, Três Palmeiras, Engenho Velho, Cruzaltense, Liberato Salzano, Trindade do Sul, Nonoai, Santa Rosa, Santo Ângelo, Nova Ramada, Sete de Setembro, São Miguel das Missões, Guarani das Missões, Roque Gonzáles e Candido Godói.
Publicidade