Apesar dos momentos de sol e muito calor, períodos de chuva com alto risco de temporais estão previstos para o Rio Grande do Sul neste fim de ano, segundo a MetSul Meteorologia. O alerta é de instabilidade atmosférica a partir de hoje e nos próximos dias.
Uma massa de ar muito quente atua sobre o Estado e deve ser reforçada entre os dias 25 e 26 de dezembro. O ar quente passa a ser úmido e, portanto, mais instável, o que cria condições para a formação de nuvens carregadas localizadas com potencial para chuva forte e intensa de curta duração. Podem ocorrer temporais isolados, alagamentos e vento forte e granizo, sobretudo na parte da noite.
As altas temperaturas nas primeiras horas da manhã agravam o risco de temporal severo. A MetSul explica que as ocorrências de tempo severo são localizadas, ou seja, afetam só parte de uma cidade e que somente com antecipação muito curta, é possível prever onde podem atingir na maioria dos casos.
Publicidade
Este cenário de sol e calor seguido de chuva e temporais é válido principalmente para hoje, 23, domingo, 25, e segunda, 26. Neste sábado, 24, a interação entre o ar quente e um sistema frontal trará chance de chuva a qualquer momento.
Entre os dias 27 e 29 de dezembro, a atuação de áreas de baixa pressão e de frente fria deixará o tempo com mais nuvens e períodos de chuva que podem ser fortes em alguns momentos e com risco de temporal. Mesmo os dias com nebulosidade, a sensação de abafamento deve seguir.
Publicidade