Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa das Confederações

Alemanha e Chile lutam por título inédito em São Petesburgo

De um lado, uma das mais vitoriosas seleções de todos os tempos. De outro, uma equipe que vive o melhor momento de sua história. Trajetórias diferentes, porém um objetivo em comum: Alemanha e Chile se enfrentam neste domingo, 2, em busca do título inédito da Copa das Confederações. A partida terá início às 15 horas (de Brasília), e será disputada na moderna Arena Zenit, em São Petesburgo, uma das sedes da Copa do Mundo da Rússia em 2018.

Para a atual campeã mundial, a Copa das Confederações pode até não ser uma prioridade. Afinal, o técnico Joachim Löw levou para a Rússia um time de reservas e jovens, poupando as principais estrelas que vão buscar o penta mundial em 2018. Mesmo assim, para estes jogadores que estarão em campo hoje, a competição é uma excelente oportunidade para mostrarem que estão aptos a defender a Alemanha na Copa, mesmo que apenas para integrar o elenco.

Alguns destes nomes, entretanto, já são uma realidade. O lateral Joshua Kimmich foi um dos principais nomes do pentacampeão alemão Bayern de Munique na última temporada. A dupla de zaga, com Shkodran Mustafi e Antonio Rüdiger, também é forte. No meio, há o talento de Julian Draxler, destaque do Paris Saint-Germain, além da promessa Leon Goretzka, do Schalke 04. Timo Werner, atacante do Red Bull Leipzig é o responsável por fazer gols.

Publicidade

Já o Chile conta com a sua melhor geração de todos os tempos, responsável por quebrar, em 2015, um tabu histórico: o de nunca ter conquistado um título oficial. A Copa América daquele ano, disputada em casa, foi uma espécie de “libertação”. A seleção parece ter tomado gosto por taças e, já no ano seguinte, se sagrou campeã da Copa América Centenario, edição especial do torneio disputado nos Estados Unidos. Em ambas, vitória sobre a Argentina nos pênaltis.

A geração chilena conta com nomes que são protagonistas em grandes clubes europeus, casos de Arturo Vidal, do Bayern de Munique, Alexis Sánchez, do Arsenal, além do goleiro Claudio Bravo, que viveu temporada irregular no Manchester City. Há também, coadjuvantes de luxo, como o zagueiro Gary Medel, o volante Charles Aránguiz, ex-jogador do Inter, e o atacante Eduardo Vargas, com passagem discreta pelo Grêmio e atualmente atuando no futebol mexicano.

Na primeira fase

Publicidade

Alemanha e Chile já se enfrentaram na Copa das Confederações deste ano. Na fase de grupos, as duas seleções fizeram um jogo bastante morno, Sánchez abriu o placar para La Roja logo nos primeiros minutos. mas Lars Stindl empatou ainda na etapa inicial. Alemães se classificaram na liderança e golearam o México nas semifinais, por 4 a 1. Já os chilenos eliminaram Portugal nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação.

FICHA TÉCNICA
COPA DAS CONFEDERAÇÕES – FINAL
ALEMANHA x CHILE

Local: Zenit Arena, em São Petesburgo (Rússia)
Data: 2 de julho de 2017, domingo
Horário: 15 horas (de Brasília)

Publicidade

ALEMANHA: Ter Stegen; Ginter, Mustafi, Rüdiger; Kimmich, Goretzka, Rudy, Hector; Stindl, Draxler, Werner
Técnico: Joachim Löw

CHILE: Bravo; Isla, Medel, Jara, Beausejour; Marcelo Díaz, Aránguiz, Vidal, Pablo Hernández; Alexis Sánchez, Vargas
Técnico: Juan Antonio Pizzi

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.