Santa Cruz do Sul

Alemães vão enviar auxílio para Grupo de Canto da Comunidade Evangélica de Rio Pardinho

Uma notícia que emocionou integrantes do Grupo de Canto da Comunidade Evangélica de Rio Pardinho e Coral Centenário veio do outro lado do mundo. Em encontro virtual realizado no sábado, 8, entre os dois grupos e a Orquestra Hunsrücker Blasmusik, da Alemanha, integrantes da banda germânica anunciaram o repasse de 2 mil euros e o envio de instrumentos de sopro, para apoiar a formação de novos músicos na Paróquia Evangélica do nono distrito.

“Foi um momento muito emocionante para os brasileiros. Alguns não contiveram as lágrimas de emoção, ao receberem esse carinho por parte dos amigos alemães”, resumiu o pastor da paróquia Evangélica, André Martin.

LEIA TAMBÉM: Professor quer montar projeto de orquestra de violões em Santa Cruz

Publicidade

A parceria entre os grupos surgiu no ano passado. Em outubro, numa turnê pelo Sul do Brasil, organizada pelas santa-cruzenses Ingrid Emmel e Karina Kip-per, a orquestra Hunsrücker Blasmusik esteve na localidade para uma apresentação. Na turnê comemorativa aos 200 anos de imigração alemã no Brasil e 175 anos em Santa Cruz do Sul, os alemães saíram impressionados com o distrito e a receptividade encontrada no Centro Comunitário de Rio Pardinho e nas empresas visitadas.

Mesmo curta, a passagem por Rio Pardinho gerou laços de amizade. Após o retorno da orquestra para a Alemanha, os contatos com os brasileiros permaneceram. Assim, no último sábado, realizaram o primeiro encontro virtual. Em Rio Pardinho, os grupos se reuniram no Centro Comunitário, já os alemães estavam no restaurante de um hotel na cidade de Kirchberg, na região do Hunsrück.

LEIA TAMBÉM: Calor não afetou o abastecimento de água em Santa Cruz, afirma Corsan

Publicidade

As quatro horas de diferença por conta do fuso horário não foram empecilho para que houvesse muita troca musical, conversas e alegria pelo reencontro, mesmo que a distância. “Os integrantes da orquestra alemã têm um lema, ‘a música une’, e isso pode ser vivenciado desde a passagem da Hunsrücker Blasmusik por Rio Pardinho”, enfatizou o pastor. Para o mês de maio, está sendo programado um novo encontro virtual entre os grupos.

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.