Os alemães Gaby, 58, e Manfred Ferken, 62, se consideram um casal de sorte. Ao longo da vida puderam dar asas aos seus sonhos. Casaram, formaram suas carreiras, constituíram uma família e viram os filhos, hoje com 29 e 31 anos, saírem de casa prontos para encarar a vida adulta.
Foi no ano passado, porém, que deram o ‘start’ a outro grande desejo: a volta ao mundo em um motorhome. Fomentada há mais de dez anos, a ideia de explorar inúmeros países sob quatro rodas foi planejada com todo o cuidado, entretanto alguns pontos fugiram da rota. E foi por conta disso que o casal chegou a Santa Cruz do Sul na última terça-feira, 28.
Depois de conhecer o santa-cruzense Ênio Wermuth no 10º Encontro de Carros Antigos em Melo, no Uruguai, na semana que passou, os alemães foram instigados a visitar o município que ainda mantém as tradições germânicas. E como viagem boa é viagem que traz o inesperado, eles não tiveram dúvidas. Aceitaram o convite e rodaram mais alguns (muitos) quilômetros para chegar à Terra da Alegria.
Publicidade
Ênio Wermuth (direita) foi quem convidou o casal a conhecer Santa Cruz
Foto: Bruno Pedry
Instalados nas dependências do Parque da Oktoberfest – na lateral do Pavilhão Central -, o casal, com a intermediação do novo amigo Wermuth, aproveita a estada para passear pelos pontos turísticos e ainda participar de eventos. Receptivos a novas experiências, o casal também não deixa de provar as novidades que lhes são apresentadas.
Dos poucos dias que estão no Rio Grande do Sul, inclusive, já aderiram a bebida favorita: é o chimarrão. E ainda brincam. “Eu até não queria comentar, mas é bem melhor que o mate argentino. Se pudéssemos, levaríamos o chimarrão junto”, diz Ferken aos risos.
Publicidade
Casa rodante
Basta adentrar o motorhome e perceber. Tudo foi elaborado nos mínimos detalhes. Cozinha, quarto, sala e banheiro (com chuveiro e privada) foram projetados para oferecer o máximo de conforto nas horas e horas em que revezam volante estrada afora. “No Natal eu fiz bolo e pão aqui na cozinha. O espaço é ótimo”, conta Gaby enquanto mostra o forno e as formas que adquiriu para não deixar o hobby da cozinha de lado.
Publicidade
O interior do motorhome traz, além da bela decoração, a praticidade de uma casa
Foto: Bruno Pedry
Naquela pequena estrutura a decoração também é toda cheia de mimo. É porque ela remete ao espírito aventureiro do casal. Livros sobre os locais que já passaram ou que ainda vão passar, Mapa Mundi, souvenirs e imagens de destinos paradisíacos compõe o ambiente, acompanhadas de uma fotografia dos filhos, logo na entrada. “Deixamos ela aqui para matar um pouco a saudade. Viajar é bom, mas é claro que a falta ‘aperta’ um pouco”, explica Farken.
A ideia do casal é permanecer em solo santa-cruzense até esta terça-feira, 5, para registrar a mobilização da chegada da Tocha Olímpica. Depois disso, vão para Foz do Iguaçu, seguem para o Pantanal e finalizam parte da jornada em São Paulo, no mês de setembro.
Publicidade
LEIA MAIS NA VERSÃO DIGITAL DA GAZETA DO SUL
DESTA TERÇA-FEIRA
This website uses cookies.