Não é novidade dizer que um sorriso bonito, com dentes alinhados e brancos, impacta diretamente a autoestima e a relação de bem-estar e confiança. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que a estética dental pode ser uma excelente aliada da saúde integral do indivíduo. “Isso se explica pelo fato de o sistema bucal ter a função de preparar o alimento para que seja digerido. Portanto, a falta de algum dente ou até mesmo a má oclusão (mordida errada) pode acarretar uma série de problemas no longo prazo, como as famosas dores na nuca, na cabeça e na cervical”, explica o cirurgião-dentista Rodrigo Rostirolla, de Santa Cruz do Sul.
LEIA TAMBÉM: Ronco e Apneia: você sabe qual é a relação?
Além disso, por causa de alguns problemas bucais, as pessoas excluem determinados alimentos do cardápio, especialmente pelas dificuldades de mastigação, o que pode ser prejudicial à saúde. Rostirolla destaca que a dentição completa e alinhada melhora não só a estética e o sorriso, mas também a absorção dos alimentos, o que, consequentemente, vai contribuir para uma boa nutrição. Acrescenta que a ausência de dentes na arcada pode trazer problemas respiratórios e de dicção. “Os tratamentos de reabilitação oral devolvem, para além da estética, a qualidade de vida do paciente.”
Publicidade
Outro ponto a se considerar é que sorriso bonito é sinônimo de sorriso saudável. “Quando o paciente quebra um dente, por exemplo, e não procura o dentista por não sentir dor ou incômodo, ele fica suscetível a problemas maiores, como a cárie, já que a parte interna do dente (a que não tem proteção natural) fica exposta e acaba acumulando alimentos. Isso também pode trazer outro agravante que é a entrada de alguma bactéria, o que é bastante perigoso para a saúde de maneira geral. Sem falar que aquela fratura pequena, quando não tratada corretamente, pode se tornar ainda maior, até chegar na raiz do dente, resultando em sua perda total”, alerta o dentista.
LEIA TAMBÉM: Conheça os cuidados necessários para garantir uma pele saudável no verão
Mais um detalhe importante de se observar é o alinhamento. “Dentes tortos ou encavalados dificultam a limpeza correta porque é complicado fazer uso do fio dental e realizar a escovação no local. Com isso, ocorre facilmente o acúmulo de resto de alimentos nos dentes, aumentando a chance de gengivite (inflamação de gengiva) e até mesmo de cárie, sem contar o mau hálito que vem junto nesse combo. Esse último, aliás, já ocasiona problemas no convívio social dessa pessoa.”
Publicidade
Impactos sociais
Está comprovado que sorriso bonito e saudável tem influência na autoestima e pode promover mudanças relevantes em diferentes aspectos da vida. O cirurgião-dentista Rodrigo Rostirolla considera gratificante poder acompanhar os pacientes que reabilitaram seus sorrisos e resgataram o amor-próprio, a autoconfiança e literalmente mudaram de vida. No entanto, ele observa que saúde e estética podem e devem andar juntas, mas nunca estética e depois saúde. “Jamais inverta essa ordem”, ressalta.
Opções de tratamento
Dentre as opções em estética dental disponíveis, Rostirolla cita o clareamento dental, as lentes de contato de porcelana e as facetas em resina composta. Estas são consideradas como um tratamento relativamente novo no mercado, que depende de boa técnica e material específico para executar. A principal diferença entre lentes de contato e facetas em resina é o material. As lentes de contato são de porcelana (não mudam de cor, forma e tamanho e não geram quase nada de manutenção a não ser as revisões periódicas) e as resinas estéticas contêm partículas de vidro na composição. Isso as deixa mais resistentes e com alto brilho, de modo que se alcance um trabalho final tão bom ou igual ao das porcelanas.
LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM ESTAR
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙